domingo, 10 de fevereiro de 2008

Quase 700 mil trabalhadores ainda não sacaram o P


O pagamento do PIS, correspondente a um salário mínimo, está disponível até 30 de junho de 2008. Neste exercício (2007/2008) ocorre o maior pagamento da história dos benefícios: serão liberados cerca de 11,91 milhões de Abonos Salariais, 21% a mais do que no exercício passado. Desse total de abonos identificados, ainda falta pagar 688,09 mil, correspondentes a cerca de R$ 261,47 milhões.
Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o trabalhador verificar primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta. Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2007 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro deste ano.
Para os trabalhadores que não receberam os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque, o Abono pode ser retirado com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e CAIXA Aqui, inclusive em fins de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.
Até a última sexta-feira(08/02), a Caixa registrou 94,22% de abonos pagos. Quem tem direito
Ao abono- Se você foi cadastrado no PIS ou PASEP até 2002, trabalhou pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2006 com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS-PASEP, recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais e a sua empresa informou corretamente seus dados de emprego na RAIS do ano-base 2006, preste atenção no Calendário do PIS, pois você tem direito ao Abono.
Já quanto aos Rendimentos do PIS, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de PIS e que obedece ao mesmo calendário de pagamentos do Abono Salarial.
Às quotas- Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial a deficiente e idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.
A CAIXA esclarece suas dúvidas pelo telefone 0800-726 0101 ou no site www.caixa.gov.br.
Fonte: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: