quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Faltam vacinas em regiões onde existe a febre amarela

O Ministério da Saúde orienta os estados a priorizar a vacinação nas regiões de fronteira e onde existe a febre amarela . É o caso de regiões de matas e rios dos estados do Norte e Centro-Oeste, Maranhão, Sudoeste do Piauí, Oeste e extremo Sul da Bahia, Minas Gerais, Oeste de São Paulo e Norte do Espírito Santo, Oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Porém, faltam vacinas em muitos desses locais.
Em Araguari, interior de Minas Gerais, a população enfrenta fila para tomar a vacina contra a doença, mas a quantidade de doses é insuficiente. Uma das atendentes do posto de saúde confirma que a procura tem sido três vezes maior do que o número de vacinas.
Para controlar o movimento é preciso distribuir senhas. Quando o estoque de vacina acaba, quem aguarda atendimento não se conforma.
Em Estrela do Sul (MG), cidade vizinha, a situação se repete. A falta de vacinas também atinge cidades no interior do Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso.
Sem vacina, a determinação do governo de imunizar as pessoas que moram em áreas de risco e as que vão viajar para esses locais não está sendo cumprida.
O Ministério da Saúde informou que nesta quinta-feira (31) estão sendo encaminhados novos lotes da vacina para todos os estados. A Secretaria de Saúde de Mato Grosso disse que vai mandar vacinas para a cidade de Sinop na sexta-feira (1º). Os estados de Santa Catarina e Minas Gerais disseram que a situação deve se normalizar também a partir de sexta-feira
Fonte: G1

Polícia liberta superintendente da Funai em aldeia Tembé

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar libertou, nesta quinta-feira (31), o superintendente O administrador regional da Funai em Belém, Juscelino Bessa, e mais dois técnicos da Fundação, que estavam em cárcere privado na reserva indígena dos índios Tembés, no alto do Rio Guamá. Os funcionários tiveram que se disfarçar de policiais para sair da aldeia.
A Polícia Militar em Belém ainda apura a situação de cárcere privado pela qual os funcionários passaram, mas informou que eles devem chegar na cidade por volta das 16 horas em um helicóptero do Graer, no Comando Geral da Polícia Militar.
A aldeia Tembé de onde os funcionários foram resgatados fica localizada entre os municípios de Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, no nordeste do Pará.
Fonte: O Liberal On Line

Mototáxi será tabelado


O serviço de mototá­xi, em Santarém, será tabelado a partir do mês de fevereiro. A informação é da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT). O órgão está elaborando uma planilha referente aos preços que os mototaxistas vão ter de utilizar nos percursos dentro da cidade. 'Até o momento existem três modelos que serão apresentados a Prefeita Maria do Carmo na segunda semana de fevereiro', informou Elizeu Ramos, presidente da Comissão de Licitação da SMT.
A previsão para que esta tabela passe a vigorar é o final do mês de fevereiro. O objetivo do uso da tabela é dá um valor para cada percurso feito pelo passageiro durante a utilização do serviço. A Secretaria leva em conta as muitas reclamações que partiram dos usuá­rios quanto à variação dos valores cobrados pelos motociclistas. A cobrança varia de dois a três reais para o mesmo percurso. 'A vantagem do uso da planilha será tanto para o mototá­xi, quanto para o usuá­rio', declarou Elizeu.
Atualmente existem cerca de 450 mototaxistas legalizados em Santarém. Um transporte alternativo que vem crescendo nos municí­pios do país, por se tratar de um meio mais rá­pido, pois a moto possibilita desvios e chega antes de um ônibus, por exemplo.
A proposta de tabelar as corridas agradou alguns mototaxistas. O senhor Cí­cero, 43 anos, disse está contente com a proposta da criação de uma tabela. Para ele, facilitará o trabalho e evitará discordância com o passageiro, que em alguns casos ao chegar ao local, às vezes, muito distante, não quer pagar um valor cobrado que seja acima de dois reais. 'Sendo o percurso muito longo, torna-se um prejuí­zo', argumentou.
Enquanto alguns mototaxistas comemoram a chegada da tabela, alguns usuá­rios discordam da iniciativa, que para a universitá­ria Ângela Lourenço, 24 anos, é abusiva. 'Pois deveria ser padrão para qualquer local da cidade', reclama a estudante, acrescentando que mora no bairro Nova Repú­blica e usa o serviço para ir a Faculdade.
Ao finalizar, a SMT diz que a iniciativa para usar uma tabela de preços é somente para facilitar e melhorar o serviço para a população. 'A permanência ou não dela (tabela) ainda não é definitivo', alerta.
A SMT também vai enviar à Câ­mara de Vereadores um projeto de Lei que aumenta de 450 para 500 o nú­mero de mototaxistas em Santarém, além da volta do motorista auxiliar que havia sido abolido pelos pró­prios vereadores.
CURSO
Considerando o caos em que se encontra o trânsito de Santarém, com acidentes diá­rios principalmente envolvendo motociclistas, a Secretaria Municipal de Transporte irá promover um curso direcionado a todos os motociclistas locais, evento definido para depois do carnaval, com duração de 48 horas. As inscrições já estão abertas na sede da SMT até dia 31 de janeiro.

Fonte: Agência Amazônia

O Kid Amazonas é o novo delegado de Novo Progresso

O bel. Antônio Carlos é o novo delegado de policia de Novo Progresso. O Antonio Carlos fez história em Santarém por seu jeito duro de combater as gangues e o tráfico de droga, os traficantes e as gangues eram que mais aterrorizavam antes da chegado do delegado em Santarém. Com sua chegada do delegado muitos em Novo Progresso estão com a pulga atrás da orelha. Uma coisa é certa: o homem tem que agir principalmente em cima da prostituição e do tráfico de droga que tem rolado solto neste município.
Radio Itaituba AM

Leão perde amistoso em Cametá

Num amistoso conturbado e sem nenhum policiamento, o Remo sentiu na pele hoje à noite, contra o Vila Rica/Cametá, como será difícil enfrentar fora de casa os emergentes que investiram pesado na briga pelo título do Campeonato Paraense 2008. No Estádio Parque do Bacurau, que não foi liberado para sediar qualquer partida pelos órgãos de segurança, o Leão passou por maus bocados e perdeu de virada por 3 a 2. De início, o time da capital reclamou muito do trabalho do árbitro Lázaro Joel, que chegou a marcar um gol inexistente no final do primeiro tempo, quando o Leão vencia por 1 a 0, tento contra do ex-azulino Rodrigo. A bola foi cruzada para a área de Adriano pelo atacante Jaílson, enganando o apitador na descida, que apontou para o meio-campo. Lázaro foi acusado também de inverter faltas, de aplicar cartões somente contra os remistas e ter expulsado injustamente o volante Maurício Oliveira num lance com o zagueiro Tonhão. O cabeça-de-área reclamou que foi agredido com um soco na boca e o mediador ainda o expulsou. O tom dos primeiros 45 minutos foi de muita disputa e marcação. Mas não foram apenas os visitantes que protestaram contra Lázaro Joel, que é da liga do município. O técnico Fran Costa disse que ele deixou de marcar dois pênaltis claros a favor de sua equipe.
Fonte: Bola

Capacitação

Socorro Pena, santarena titular da Sepaq (Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura) fechou convênio com o Mopebam (Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas e Oeste do Pará).
O objetivo é apoiar o desenvolvimento do setor pesqueiro na região, com capacitação de pescadores artesanais, possibilitando, assim, a formação de recursos humanos para gestão participativa dos recursos naturais da várzea.
O convênio vigora até o final de 2008.
Fonte: Jeso Carneiro

Hospital Municipal: R$ 4 milhões e não três

A Prefeita Maria do Carmo recebeu ontem(30), pela manhã, em seu gabinete, o arquiteto Marcos Queiroz (SESPA/Belém) e o engenheiro Glairton Nogueira (da SEMSA) para discutir, juntamente com o Secretário de Saúde do Município, Emmanuel Silva, o projeto de reforma do Hospital Municipal de Santarém (HMS).Com o funcionamento do Hospital Regional Oeste, em Santarém, o HMS é quem passa a regular os atendimentos, via Secretaria Municipal de Saúde. Daí, a necessidade de aumentar sua capacidade de atendimento.“O Governo do Estado vai nos disponibilizar R$ 4 milhões que devem ser aplicados, inicialmente, na reestruturação dos nossos setores de urgência e emergência. Em um segundo momento, vamos trabalhar também na melhoria do centro cirúrgico e, posteriormente, na readequação do hospital inteiro, dentro de um plano diretor do hospital que queremos seguir”, argumentou a Prefeita, ao discutir detalhes do projeto.O projeto prevê o aumento de 20 para 40 leitos na urgência e emergência. As obras devem iniciar no prazo de 60 dias.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

FPF modifica a tabela do Parazão

O diretor técnico da FPF (Federação Paraense de Futebol), Paulo Romano, divulgou oficialmente hoje as duas primeiras rodadas do Parazão 2008.
Por problemas de alguns estádios interditados, a FPF teve que fazer alguns ajustes em mando de campo, e formatou as duas primeiras rodadas assim:
1ª rodada - Sábado, 9 de fevereiroRemo x Pedreira, 16h, no Mangueirão. Domingo, 10:Tuna x Tiradentes, 10hs, no Sousa. Castanhal x Ananindeua, 10hs, no Maximino Porpino/CastanhalPaysandú x São Raimundo, 16h, na Curuzú. Vila Rica/Cametá x Águia, 17h, no Ofelino Martins/Parque do Bacural/Cametá.
2ª- rodada - sábado, 16.Ananindeua x São Raimundo, 16h, na Curuzu. Tuna x Pedreira, 10h, no Mangueirão; Castanhal x Águia, 10h, no Maximino Porpino/CastanhalRemo x Tiradentes, 16h, no MangueirãoVila Rica x Paysandu, 17h, no Ofelino Martins/Parque do Bacural/Cametá.
Radio Itaituba AM

Indicados do PT são maioria no Ibama

Responsável por evitar o desmatamento ilegal no país, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) é um dos órgãos federais com presença mais forte de indicados do PT. Além do presidente do órgão, Bazileu Margarido, o partido indicou 22 dos 28 chefes estaduais do instituto (o Amazonas tem duas superintendências). A maioria paga "dízimo" -doa uma parcela do salário para o caixa petista. Apenas cinco superintendentes podem ser considerados independentes, enquanto um deles, o chefe em Teresina (PI), Romildo Mafra, é da cota do PMDB. Em relatório a ser apresentado ao governo depois do Carnaval, especialistas contratados pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) para avaliar as ações contra o desmatamento apontam a suscetibilidade do Ibama à "excessiva burocratização" e a "corporativismos funcionais". Um dos membros do comitê, o climatologista Carlos Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), afirma que os superintendentes estaduais do Ibama deveriam ser escolhidos por um comitê de buscas, como acontece há quase uma década nos institutos ligados ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). Para Nobre, esse processo no MCT tem evitado "pára-quedistas" -ou seja, indicados políticos sem conhecimento da área. "O funcionamento dos órgãos ambientais seria melhor e mais efetivo se trouxesse pessoas de melhor preparo." Oposição Insatisfeitos com a quantidade de indicados do PT no Ibama, os peemedebistas constantemente bombardeiam petistas nos Estados. Em Santa Catarina, o governador Luiz Henrique tenta tirar do posto o petista Luiz Ernesto Trein, que se segura por ter uma madrinha forte, a senadora Ideli Salvatti. Em Mato Grosso do Sul, o PMDB quer tomar o cargo de Nereu Fontes (PT). O indicado seria Waldir Miranda, irmão do deputado federal Waldemir Moka, da cúpula ruralista. Para arrebatar o Ibama, o PT se aproveita da reserva de ambientalistas em seus quadros. Assim, muitas das indicações políticas têm algum conhecimento na área. A superintendente em São Paulo, Analice Pereira, é um exemplo. Bióloga, chegou ao cargo em 2003 por influência de seu irmão, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira. O irmão caiu no "mensalão", mas ela segue no cargo. Em 2005, o petista Hugo Werle, então chefe do Ibama em Cuiabá (MT), foi preso pela Polícia Federal na Operação Curupira, sob a suspeita de integrar um esquema com madeireiros para falsificar autorizações de transporte de madeira, facilitando extração ilegal. A suspeita era de que dinheiro de propinas financiasse o partido. Para o petista Gilney Viana, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, indicações políticas podem ocorrer, mas devem ser exceção. "Parte da burocracia do Ibama tem uma inclinação liberal, e é preciso uma orientação política em alguns casos. Mas a regra deveria ser valorizar a prata da casa". Procurado, o Ibama não se manifestou.
O Estado de São Paulo

FPF altera rodadas iniciais do Parazão

Depois do veto aos estádios de Remo e Tuna, e do abandono do Abaeté do Campeonato Paraense 2008, o departamento técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou hoje pela manhã as primeiras rodadas do torneio, já com as devidas alterações, mas sem a confirmação de alguns locais dos jogos. O Remo estréia dia 9 de fevereiro, as 16h, no Mangueirão, contra o Pedreira, que entrou na vaga do Abaeté. O Paysandu joga no dia 10, contra o São Raimundo, as 16h. Por que não sabe se no Mangueirão ou Curuzu, que amanhão serão¡ vistoriada pelos orgãos de segurança. Na segunda rodada, o Leão pega o Tiradentes, no dia 17, Ã s 16h, no Mangueirão. O Bicola pode jogar no dia 17 diante do Cametá/Vila Rica, as 17h, em Cametão. Mas, se o Parque do Bacurau, estádio dos cametaenses, não for liberado, a partida será antecipada para o dia 16, no Mangueirão.

Assalto a D'Gold

Israel da Silva Sousa, preso com sua mulher, ambos integrantes da quadrilha que assaltou a D'Gold, sexta-feira passada, de onde levaram R$70 mil, disse à polícia, que é muito fácil fazer assaltos como o que ocorreu semana passada.Conforme seu relato frio, existem muitos "patos" nesta cidade. Ele se referiu à prática de décadas, que vem ainda da época do ouro fácil, das pessoas carregarem valores altos pelas ruas, muitas vezes, sem nenhum tipo de cuidado ou proteção.É comum ver pessoas levando pacotes de dinheiro nas mãos, tornando-se um alvo fácil dos bandidos. No caso do que foi subtraído da D'Gold, houve toda uma preparação, uma vez que os assaltantes chegaram com uma semana de antecedência na cidade, fazendo parte de uma organização criminosa que planejou toda a operação.Tem traficante, tem advogado e tem muita gente envolvida nisso. Se as autoridades de tomarem todas as medidas cabíveis, não vai demorar para que outras ações ousadas como essa voltem a acontecer. É preciso um trabalho conjunto, das polícias civil e militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para inibir novos atos do gênero.
Fonte: Jota Parente

Pará: onde di-vi-dir significa somar

Em entrevista recente, a governadora do Estado, Ana Júlia disse que vai lutar pela integração do Pará. Tudo bem, isto é o óbvio. Ela chegou a falar de um tal de "capital político". E eu sinceramente fiquei intrigada: será que a governadora não lê jornal? Será que ela não viaja pelos municípios do sul e sudeste?Em matemática se aprende que somar e multiplicar é positivo. Dividir e subtrair é negativo. Mas no Pará, é diferente. No Estado, dividir significa somar. Dividir a pobreza, saúde defasada, estradas mal cuidadas, violência no campo, problemas de segurança pública, gestão ineficiente. A idéia é transformar tudo isto em... Estados fortes, com índice de desenvolvimento humano decente, saúde de qualidade e para todos, estradas onde seja possível transportar o capital do Estado, comunicando de maneira efetiva as diversas regiões, campo com igualdade e paz, cadeias menos agressiva aos direitos humanos e que recuperem os cidadãos, gestão eficiente e inteligente: Pará + Carajás.Por mais que se tente escamotear, o Pará vai muito mal. A governadora não tem sido perseguida pela mídia, ao contrário do que alguns afirmam. Na verdade, o mandato dela tem deixado a desejar e quem diz não sou eu. É a população que visita a Câmara dos Deputados e questiona a desigualdade e o esquecimento a que está acometida.Por isto, reitero: no Pará, dividir significa somar, quebrar paradigmas.
Fonte: Blog do Parente

Justiça vai investigar 25 ONGs

Um levantamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) encaminhado ao Ministério da Justiça para amparar a operação de combate à biopirataria, compra ilegal de terras, interferência indevida em áreas indígenas e exploração de recursos minerais, lista pelo menos 25 organizações não-governamentais (ONGs) com atuação na Amazônia e que devem ser investigadas pela força tarefa criada pelo Ministério da Justiça. No grupo estão as entidades mais expressivas com atuação nas áreas indígenas e na defesa do meio ambiente. O relatório traz um cadastro completo das entidades, nome ou razão social, origem, sede, dirigentes, fontes de financiamento, área de atuação e as atividades desenvolvidas, mas deixa claro que nem todas exercem atividades suspeitas.
A força-tarefa coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça vai identificar todas as entidades com o auxílio da Polícia Federal e de outros órgãos públicos federais, como Forças Armadas, Funai e Ibama, para separar as que realizam um trabalho social das que usam a defesa dos índios e do meio ambiente para praticar crimes contra a soberania do país e exploração de recursos naturais.
- Vamos despolitizar esse debate e separar o joio do trigo - , afirma o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. Sua primeira tarefa, no entanto, será encontrar um consenso de atuação entre os órgãos públicos para definir a prioridade da força tarefa e separar as entidades sérias das suspeitas. Segundo ele, quem não se sujeitar ao controle governamental tem outros objetivos:
- Estará violando a soberania ou preocupado com as riquezas naturais do país - diz o secretário.
Na lista de 25 ONGs, a Abin aponta 13 com atuação em áreas indígenas e, entre elas, as suspeitas. As que mereceram maior atenção são entidades como a Amazon Conservation (ACT), de origem americana, que desenvolveu campanhas para compra de terras e é suspeita de biopirataria. Dados coletados pela Abin, a entidade repassaria conhecimentos indígenas sobre substâncias extraídas de plantas e animais a laboratórios estrangeiras ligados à produção de cosméticos e medicamentos. Grupos indígenas chegaram a acusar a ACT de não prestar contas e nem repassar recursos prometidos às aldeias.
Outra ONG com atuação na área, a amazonense Comissão Pró-Yanomami (CCPY), segundo as anotações da Abin, chegou a celebrar convênio com o laboratório americano Shaman Pharmaceuticals, sem o conhecimento da Funai ou da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para repassar conhecimentos tradicionais dos índios sobre medicina em troca de recursos, o que caracterizaria, segundo o governo amazonense, a prática de etnobiopirataria.
Epidemias
A ONG indigenista amazonense Conselho Indigenista do Vale do Javari (CIVAJA), é apontada pela Abin como suspeita por má gestão de recursos públicos repassados pela Funasa, o que teria alastrado epidemias entre os índios. A entidade não prestou contas dos recursos alegando que na região em que atua, a fronteira, não consegue notas fiscais ou recibos que comprovem gastos com alimentação e transporte fluvial às equipes.
A Coordenação da União dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (CUNPIR), embora se apresente como entidade que combate a exploração ilegal de diamantes na Reserva Roosevelt, em Rondônia, seria dona de equipamentos de garimpagem descobertos na mesma área dos Cinta-Larga, numa localidade conhecida por Igarapé Laje. A entidade é financiada por ONGs alemãs e tem parte de suas despesas bancadas pela WWF - Brasil.
Cosmovisão
Uma outra entidade de nome esquisito, a norte-americana Jovens Com Uma Missão (JOCUM), desenvolve trabalho evangélico junto a grupos que nunca haviam sido procurados por missionários e arranjou encrenca com a principal ONG indigenista brasileira, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ligado a igreja católica, e com a própria Funai. A JOCUM foi acusada de ameaçar a identidade das etnias e interferir na "cosmovisão" dos índios, introduzindo, através de rituais religiosos, entidades místicas estranhas à cultura dos índios Suruaha, no Amazonas.
A Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), seita de origem americana, é suspeita de usar o trabalho religioso como pretexto para destruir a cultura indígena, praticar a biopirataria, realizar prospecção ilícita do subsolo e contrabandear minerais de áreas indígenas. A MNTB atua em junto a mais de 40 etnias.
Entre as ONGs ambientalistas, um dos alvos certos da investigação é a inglesa Cool Earth, dirigida pelo milionário sueco Johan Eliasc, que oferece terras pela Internet no Amazonas, Mato Grosso e em determinadas regiões do Equador com o pretexto de arrecadar dinheiro para preservação de áreas "adotadas". Eliasc é suspeito de ter utilizado laranjas para comprar cerca de 160 mil hectares no Amazonas e de estimular outros empresários ingleses a comprar terras na região sob o argumento de que a bandeira preservacionista é um bom negócio. Uma entidade brasileira, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), premiada internacionalmente pelo trabalho de conservação, mas é citado no relatório por desenvolver projetos de pesquisas sobre desmatamentos financiados pelo governo e entidades filantrópicas americanas, utilizando imagens do satélite MODIS que pertence à NASA.

TRE do Pará já cassou onze por infidelidade

Mais três vereadores foram cassados nesta terça-feira (29) pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) por infidelidade partidária. À unanimidade, os juizes votaram pelas cassações dos vereadores Maria Vanda do Nascimento Costa, do município de Portel; João Cunha de Oliveira, do município de Acará; e Manoel Odinaldo da Silva, de Marapanim. Com os julgamentos de ontem, já são 11 os vereadores cassados pelo TRE Paraense.
Maria Vanda do Nascimento Costa, vereadora de Portel, foi eleita em 2004 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e filiou-se, sem justa causa, ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em setembro de 2007, período vedado pela Resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). João Cunha de Oliveira, do município de Acará, foi eleito pelo Partido Progressista (PP) e, em período vedado pela Justiça Eleitoral, filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC) sem justa causa, de acordo com o entendimento dos juizes da Corte.Manoel Odinaldo da Silva, de Marapanim, também teve o mandato eletivo cassado por infidelidade partidária. Ele trocou o Partido Verde (PV), pelo qual foi eleito, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), alegando que o PV não oferecia sustentação necessária aos filiados, o que não ficou comprovado no processo.De acordo com a Resolução TSE 22.610/2007, o partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido; a criação de novo partido; a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal.O partido interessado poderia formular o pedido de vaga de cargo eletivo em 30 dias da desfiliação. Os suplentes, o Ministério Público Eleitoral ou aqueles que tivessem interesse jurídico também tiveram mais 30 dias para formular o pedido.O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é competente para processar e julgar pedido relativo a mandato federal; nos demais casos, é competente o tribunal eleitoral do respectivo estado. Julgando procedente o pedido, o tribunal decreta a perda do cargo, comunicando a decisão ao presidente do órgão legislativo competente, Câmara Municipal, para que emposse, conforme o caso, o suplente ou o vice, no prazo de 10 dias.Segundo a Resolução, as decisões são recorríveis apenas ao Juiz Relator e é aplicada às desfiliações consumadas após 27 de março de 2007, quanto a mandatários eleitos pelo sistema proporcional, e, após 16 de outubro quanto a eleitos pelo sistema majoritário.
Fonte: TRE/PA

Abaeté abandona o Campeonato Paraense

Sem santo que dê jeito em sua praça esportiva, o Abaeté confirmou no início da tarde de ontem a desistência da disputa da fase principal do Campeonato Paraense do Centenário. A diretoria do Guará formalizou a ausência no Estadual por meio de documento enviado ao Departamento de Protocolo da FPF (Federação Paraense de Futebol), alegando a falta de recursos para as reformas do estádio Humberto Parente, em Abaetetuba (a 284,5 km de Belém), o que, segundo o diretor do Departamento Técnico da Federação, Paulo Romano, não caracteriza o abandono da competição e, portanto, não implica em punição de qualquer ordem para a equipe abaetetubense. De acordo com Paulo Romano, a saída do Abaeté, 5º colocado da fase principal do Parazão de 2007, classifica automaticamente o 6º colocado da mesma competição, o Águia. Como o time marabaense já está classificado (foi o vice-campeão da primeira fase), quem estaria apto a ocupar o posto do Guará é o 6º colocado da primeira fase do Estadual deste ano, o Pedreira.
Bola

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Turismo cresceu no Pará em 2007

O número de turistas que visitou o Pará em 2007 foi 6,75% superior a 2006, segundo os indicadores de turismo, elaborados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Núcleo de Planejamento (NUP), com base na ocupação dos meios de hospedagem. Segundo os dados, foram 520.926 hóspedes brasileiros e estrangeiros em 2006, enquanto que, em 2007, o número de turistas chegou a 555.835. O crescimento do turismo receptivo no Pará gerou um aumento no faturamento em 2007 de R$ 781 milhões, enquanto que em 2006 foi de 710 milhões. Todos esses fatores resultaram no aumento da geração de empregos no setor de turismo. No ano passado, 76.157 empregos foram gerados e, em 2006, o número de pessoas que conseguiram emprego no setor de turismo foi de 71.374. Segundo o estatístico da Paratur, Admilson Alcântara, o aumento no fluxo de turistas no Estado tem origem na política estadual, somado à inauguração do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que alavancou o turismo de negócios e eventos do Estado. Ainda segundo ele, estes dados demonstram, através de números, ações que podem ser tomadas na prática para melhoria dos serviços turísticos prestados em uma determinada região. "Os dados mostram o cenário real do turismo no Pará, que, por ser um Estado muito grande e diversificado, o turismo precisa ser trabalhado levando em consideração a particularidade de cada pólo. Logo, é preciso identificar o perfil e necessidades de cada pólo", explica. IndicadoresCom relação à quantidade de meios de hospedagem ofertados, em 2007 o Pará tinha 408 estabelecimentos, 9.859 unidades habitacionais e 22.187 leitos, enquanto que em 2006 o Pará ofertou 392 estabelecimentos, 9.177 unidades habitacionais e 21.105 leitos. Segundo os dados, o crescimento da oferta hoteleira foi de 4,08%, de unidades habitacionais foi de 7,4% e de leitos foi de 5,1%. Os Indicadores de Turismo são compostos pela oferta hoteleira, unidades habitacionais, leitos dos estabelecimentos de hospedagem no Estado do Pará, mercado emissor, entre outros. Os dados são coletados com base nos mapeamentos realizados pelo Grupo de Estudos da Universidade do Estado do Pará (GTUR), que elaborou o Sistema de Informações Turísticas Geo-referenciada do Pará, nos municípios de Belém, Salinópolis, Soure, Altamira, Marabá e Santarém.
Fonte: Agência Pará

Turismo cresceu no Pará em 2007

O número de turistas que visitou o Pará em 2007 foi 6,75% superior a 2006, segundo os indicadores de turismo, elaborados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Núcleo de Planejamento (NUP), com base na ocupação dos meios de hospedagem. Segundo os dados, foram 520.926 hóspedes brasileiros e estrangeiros em 2006, enquanto que, em 2007, o número de turistas chegou a 555.835. O crescimento do turismo receptivo no Pará gerou um aumento no faturamento em 2007 de R$ 781 milhões, enquanto que em 2006 foi de 710 milhões. Todos esses fatores resultaram no aumento da geração de empregos no setor de turismo. No ano passado, 76.157 empregos foram gerados e, em 2006, o número de pessoas que conseguiram emprego no setor de turismo foi de 71.374. Segundo o estatístico da Paratur, Admilson Alcântara, o aumento no fluxo de turistas no Estado tem origem na política estadual, somado à inauguração do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que alavancou o turismo de negócios e eventos do Estado. Ainda segundo ele, estes dados demonstram, através de números, ações que podem ser tomadas na prática para melhoria dos serviços turísticos prestados em uma determinada região. "Os dados mostram o cenário real do turismo no Pará, que, por ser um Estado muito grande e diversificado, o turismo precisa ser trabalhado levando em consideração a particularidade de cada pólo. Logo, é preciso identificar o perfil e necessidades de cada pólo", explica. IndicadoresCom relação à quantidade de meios de hospedagem ofertados, em 2007 o Pará tinha 408 estabelecimentos, 9.859 unidades habitacionais e 22.187 leitos, enquanto que em 2006 o Pará ofertou 392 estabelecimentos, 9.177 unidades habitacionais e 21.105 leitos. Segundo os dados, o crescimento da oferta hoteleira foi de 4,08%, de unidades habitacionais foi de 7,4% e de leitos foi de 5,1%. Os Indicadores de Turismo são compostos pela oferta hoteleira, unidades habitacionais, leitos dos estabelecimentos de hospedagem no Estado do Pará, mercado emissor, entre outros. Os dados são coletados com base nos mapeamentos realizados pelo Grupo de Estudos da Universidade do Estado do Pará (GTUR), que elaborou o Sistema de Informações Turísticas Geo-referenciada do Pará, nos municípios de Belém, Salinópolis, Soure, Altamira, Marabá e Santarém.
Fonte: Agência Pará

Beckham diz que escolinha no RN vai beneficiar crianças brasileiras

O meio-campista inglês David Beckham, do Los Angeles Galaxy, vai construir uma escolinha de futebol na praia de Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte. A "David Beckham Academy" já tem escolas em Londres e Los Angeles. "Estou muito orgulhoso do trabalho das minhas academias em Londres e Los Angeles. Estou feliz porque as crianças brasileiras vão se beneficiar com o acesso para estrutura de primeira categoria", disse Beckham, em entrevista coletiva. No local será construído um resort que acomodará um complexo esportivo com oito campos de futebol, campo de golfe e quadras de tênis.
Fonte: Folha Online

Parazão 2008

A equipe do Castanhal é um das equipes que tem patrocínio de prefeitura de seu municipio. A prefeitura de Cametá também abriu os olhos e apóia o Vila Rica/Cametá. É a mesma estratégia utilizada pela prefeitura do Recife, que patrocina Sport Recife, Santa Cruz e Náutico. A prefeitura de Santarém, corre contra a maré. Prometeu R$ 50 mil ao São Raimundo para que a equipe disputasse o Parazão. Depois, diminuiu para R$ 35 mil. Sequer a Pantera poderá mandar nos seus jogos diante de sua torcida. Segundo os comentarios tem interferência de forças ocultas dentro do governo da prefieta Maria do Carmo
Fonte: Anderson Pantoja/Radio Itaituba AM

Meningite

Foram registrados na semana passada dois casos de meningite no hospital municipal de Monte Alegre. Os pacientes estão tendo acompanhamentos médicos, já que se trata de uma doença transmissível. Meningite - É uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente. A bactéria entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sanguínea. Podem ocorrer dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (bacteremia), causando uma infecção generalizada conhecida como septicemia. Sintomas - Em bebês de até um mês -irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e moleira ficam estufadas, como se houvesse um galo na cabeça da criança; Acima desta: a criança ainda tem dificuldades de movimentar a cabeça;A partir dos cinco febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.As meningites - As meninges são membranas que recobrem o cérebro e a coluna vertebral. As meningites são infecções que acometem estas membranas. Vários são os agentes etiológicos: Bactérias, vírus, fungos e parasitas.O que ocorre - Quando as meninges são atacadas por um microorganismo o corpo reage com suporte de leucócitos (células de defesa) para a região das meninges, lá a reação entre as células de defesa e o agente infeccioso causa uma reação inflamatória.Esta reação inflamatória é característica pelo aumento do número de leucócitos e formação de anticorpos contra aqueles agentes. E é demonstrada através do líquor cefalorraquidermo que obtemos através da função lombar.Como fica o líquo - O número de leucócitos aumenta, a reação de defesa faz aumentar a concentração de proteínas e a diminuir a de glicose (açúcar consumido pelas células). Podemos ver os agentes causadores através da Bacterioscopia. E, há a possibilidade de captarmos os anticorpos através de várias reações específicas (Pandy, Contra imunoeletroporese e reação de antígenos bacterianos) inclusive com a possibilidade do diagnóstico etiológico. Quais os sintomas - febre alta e persistente, dor de cabeça, vômitos em jato rigidez de nuca são os sintomas principais em crianças acima de um ano de idade. Em crianças abaixo de um ano e com a moleira aberta, o aboulamento desta é um excelente sinal.Em recém-nascidos a suspeita diagnóstica torna-se mais difícil, em geral, choro irritado, hipoatividade, hipo ou hipertemia e gemência devem chamar a atenção para um possível diagnóstico. A suspeita diagnóstica deve ser feita o mais precoce o possível e a função lombar deve ser feita assim que indicada.Tão importante quanto o diagnóstico da meningite (doença), ter o conhecimento do agente etimológico (Homophlus influenzae, Naesseria Meningitidis, Esteptococos pneumonia e entre outros) é muito importante pois através do seu encontro poderemos determinar o antibiótico adequado, tempo de tratamento (que vai de dez a vinte e um dias) e a possibilidade da evolução com complicações ou não e, assim estar um passo a frente da doença. A certeza de qual o agente causador é dada pela cultura do líquor, que apesar de demorada é positiva em média em 50% dos casos aqui no Brasil. Assim é muito importante não iniciar o uso de um antibiótico (através de automedicação) ou indicada sem certeza diagnóstica dado por pessoa habilitada, pois apenas atrasa o diagnóstico da meningite e torna impossível o conhecimento do agente etiológico.Apesar das importantes melhorias no diagnóstico (atualmente mais precoce) e no tratamento (baixa resistência dos micro-organismos aos antibióticos usados), a meningite ainda se mantém como uma das patologias mais preocupantes em nosso meio, isto porque é bem conhecida a frase "Quando não mata aleija". Isto em parte ainda é verdade, pois as seqüelas ainda ocorrem, e vão desde leves dificuldades escolares ate a paralisia cerebral, passando por várias formas de defeitos físicos e intelectuais, incluindo a surdez parcial ou completa. Em conclusão - A meningite, doença importante em nosso meio, tem atualmente rápido diagnóstico e tratamento eficaz. Desde que haja precocidade na investigação e esta não seja atrasada pelo uso inadequado de antibióticos.
Fonte: Radio Itaituba AM

Preguiça de levantar cedo pode estar 'marcada' na pele

Você dorme até tarde e simplesmente não funciona antes do meio-dia? Ou é daqueles que levanta assim que o galo canta e não consegue voltar para o travesseiro? Todo mundo diz que há algo de errado com isso? Pois saiba que em breve será possível saber se você sofre de algum distúrbio com uma simples análise da sua pele.
Todos nós “funcionamos” melhor em um certo período do dia. Enquanto alguns pulam da cama assim que o Sol nasce, e são produtivos pela manhã, outros estão acostumados a transformar “cinco minutinhos” antes de acordar em um belo par de horas e trabalham melhor à tarde e à noite.
A princípio essas variações são normais. Mas alguns distúrbios no chamado “relógio biológico” do nosso organismo realmente atrapalham a vida de quem sofre com o problema. É o caso de pessoas que despertam automaticamente em horários ingratos como 4 ou 5 horas da manhã e não conseguem voltar a dormir. Ou daqueles que ficam abraçados ao travesseiro até horários nada produtivos como 4 ou 5 horas... da tarde.
Esse tipo de problema é de difícil tratamento porque raramente alguém vê um dorminhoco como nada além de um preguiçoso, ou algo de errado em um madrugador. Mas, agora, com o estudo Steven Brown, da Universidade de Zurique, na Suíça, pode ser possível identificar o problema com um simples teste.
Na pesquisa, publicada nesta semana na “PNAS”, a revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, Brown revela que a preferência por uma hora do dia para trabalhar está literalmente “gravada” na pele das pessoas. Ele encontrou sinais nas moléculas da pele que indicam quais pessoas têm um ritmo mais noturno e quais as que são madrugadoras.
Segundo o pesquisador, o relógio biológico do nosso cérebro é o centro que regula nossos hábitos diários. Para fazer isso, no entanto, ele trabalha sincronizando todas os pequenos relógios que existem em nossas células.
Para comprovar, sua equipe pegou amostras de pele de 28 voluntários e inseriu um gene que as fazia brilhar. O desaparecimento desse brilho, eles descobriram, era ligado ao ritmo do relógio biológico. Na pele de quem acordava muito cedo, o brilho durava pouco. Naqueles que preferiam dormir até mais tarde, durava mais. Como esperado, a maioria dos voluntários apresentou uma duração intermediária, nem longa demais nem curta demais.

Fonte: G1

Multas de trânsito terão aumento de 60%

Depois de oito anos sem reajustes, as multas de trânsito aumentarão cerca de 60%. O aumento integra um pacote de medidas para reduzir acidentes nas estradas do país. O pacote deverá ser anunciado nesta quinta-feira pelo ministro Tarso Genro (Justiça). A nova medida surge menos de dois anos após o abrandamento das multas a quem excede a velocidade --o que foi apontado como uma das explicações para a disparada de acidentes. Nos feriados de final de ano, 295 pessoas morreram em dez dias nas estradas federais em todo o país. Neste ano, o governo já proibiu o comércio de bebidas alcoólicas nas estradas federais. Genro também deverá anunciar que motoristas de ônibus e de caminhões só poderão rodar por, no máximo, quatro horas seguidas, quando terão de descansar por 30 minutos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) também avaliam novas alterações no Código de Trânsito Brasileiro --que fez dez anos em 22 de janeiro-- e medidas para conter os acidentes.
Folha Online

Governo Federal assume metas para a BR-163

As metas do Governo Federal para a região Oeste do Pará, em 2008 e a trafegabilidade da BR-163 foram os assuntos da audiência pública realizada no último final de semana na cidade de Rurópolis. Representantes de cinco municípios participaram da discussão.Até o km 98 a estrada está asfaltada e a terraplenagem vai até o km 114. As obras estão paralisadas e apenas a frente de conserva trabalha no trecho. Mesmo assim o clima da audiência foi tranqüilo. Os políticos falaram sobre as novas e o programa de eletrificação rural.O comandante do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, Jerônimo Dower, apresentou os motivos do atraso nas obras.O desafio das autoridades e do executor da construção, o 8º BEC, é até o fim do ano, pavimentar os 60 quilômetros que ligam Santarém à Rurópolis.Mesmo depois da audiência e dos esclarecimentos, os comunitários não descartaram a possibilidade de interditar a rodovia.
Fonte: Radio Itaituba AM

Homem mata enteada e tenta suicídio

A morte de uma criança de um ano e seis meses revoltou a população de Alenquer. O acusado é padrasto da menor.Era quase noite quando um grupo de pessoas carregando o caixão com o corpo da menor Adriana Fernandes de Melo e cartazes chamou a atenção dos moradores da cidade de Alenquer, no Oeste do Pará. Eles pediam justiça e punição para o padrasto e assassino da menor, Antônio de Pádua Marinho Junior, 40.Segundo a mãe da vítima, Francivalda de Jesus Melo, o padrasto cortou o pescoço da menor com um terçado após ter sido flagrado tentando estuprar a outra filha dela, de apenas oito anos. “Quando eu vi, eu gritei e ele se ajoelhou no chão pedindo perdão e dizendo que não ia fazer nada. Aí eu disse ‘se não fazer nada então poder foi lá para o quarto com ela?’”. O crime aconteceu na noite de sábado para domingo. Francivalda deixou a menor Adriana Fernandes na companhia do acusado, Antônio de Pádua, enquanto foi visitar a mãe. “Quando ela chego no Hospital ainda estava com vida. O médico me chamou e perguntou se eu era a mãe da criança. Quando eu disse que sim, ele disse que ela tinha acabado de morrer”.Antes do enterro da criança, parentes e amigos se organizaram e fizeram uma manifestação na frente da delegacia e do Hospital Municipal de Alenquer, onde o acusado estava internado depois de tentar cometer suicídio. Segundo o delegado, Germano do Vale, Antônio de Pádua foi preso em flagrante. O caso será encaminhado para a Justiça.O acusado recebeu hoje a tarde alta do hospital e foi levado preso para a Delegacia onde disse não lembrar do que aconteceu. Antônio de Pádua disse lembrar apenas que estava com a criança no colo quando tentou se matar e ela foi atingida.
Fonte: Notapajós

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Detran condiciona 2ª via de CNH a apresentação de B.O

O Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará) determinou, em Instrução Normativa, que a emissão de segunda via de Certificado de Registro de Veículos e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo, Carteira de Habilitação ou permissão para dirigir fica condicionada à apresentação do boletim de ocorrência em original.
O boletim deve conter expressamente o registro dos documentos roubados ou furtados
Fonte: Agência Pará

Tribunal julgou major capaz de continuar nas fileiras da PM

Desembargadores integrantes das Câmaras Criminais Reunidas, em sessão ordinária realizada hoje, decidiram por unanimidade dos votos que o major Hilton Lóris Soares Figueroa é capaz de continuar no exercício do oficialato na Polícia Militar do Estado. A decisão acompanhou o voto da desembargadora relatora Rosa Maria Portugal Gueiros e parecer do Ministério Público, nos autos de Conselho de Justificação em que é requerente o coronel João Paulo Vieira da Silva. Na pauta da sessão, presidida pelo desembargador Rômulo Nunes, além desse recurso foram apreciados mais 36 habeas corpus e um mandado de segurança. O Conselho de Justificação instaurado contra o major Hilton Lóris Soares Figueroa que teria praticado "conduta irregular que afetou a honra pessoal e decoro da classe", conforme sintetizou a relatora em seu voto. A falta cometida, pelas informações prestadas à desembargadora, “o justificante formulou representação de caráter reivindicatório aos presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Contas e ao Procurador-Geral de Justiça sobre eventuais distorções e correções na remuneração dos militares estaduais, fazendo-o de forma confusa e usando linguagem de viés planfetário desapropriada”. Nas informações constam, também, que com isso, “o major violou as regras inerentes aos princípios constitucionais de disciplina e hierarquia”, capitulado no artigo 2º, inciso I, letras ‘a’, ‘b’ e ‘c’ da Lei 5.060 de 23 de desembro de 1982, que trata de transgressão da disciplina policial-militar. Na conclusão do Conselho de Justificação, por unainimidade, foi a de que o major Soares Figueroa cometeu falta funcional prevista no regulamento disciplinar da PM, porém tem capacidade para permanecer no serviço ativo. Já a Consultoria Geral do Estado, em parecer, ratificou o procedimento de justificação, mas rejeitou sua conclusão opinando pela exclusão do policial das fileiras da PM. O Governador do Estado despachou acatando o entendimento da Consultoria Geral e remeteu ao Tribunal para decidir.
TJ/PA

Bando é preso em Paragominas

Quatro pessoas foram presas em flagrante, na madrugada de segunda-feira (28), no bairro Laércio Cabelini, em Paragominas, nordeste do Estado. Edinael Aquino de Amorim, 22 anos; Elizel Pereira de Amorim, 32; Rafael Rodrigues Barbosa, 18, e Antônia Thaísa França Pereira, 18, estavam com um revolver calibre 38 e dois pacotes com cocaína. As prisões deles ocorreram após uma denúncia encaminhada à Seccional Urbana de Paragominas, pelo fone de denúncias da unidade policial, 3729-4977. O delegado Magno Costa, diretor da unidade, informou que as informações anônimas deram conta de que havia um grupo de pessoas suspeitas em uma casa naquele bairro, provavelmente, preparando-se para cometimento de roubos na cidade. Os investigadores Milton, Paulo César e Éder foram ao endereço e cercaram a casa. Ao perceber a chegada dos policiais, Antônia Thaísa correu para os fundos do imóvel, mas acabou presa. Logo em seguida, os demais foram presos. Edinael e Elizel, que são primos, são acusados de uma série de assaltos na região. Com os dois pacotes com cocaína, os traficantes pretendiam fabricar dezenas de papelotes da droga para venda. Eles foram conduzidos à unidade policial, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, formação de bando e porte ilegal de arma de fogo.
Ascom/Polícia Civil

Bando é preso em Paragominas

Quatro pessoas foram presas em flagrante, na madrugada de segunda-feira (28), no bairro Laércio Cabelini, em Paragominas, nordeste do Estado. Edinael Aquino de Amorim, 22 anos; Elizel Pereira de Amorim, 32; Rafael Rodrigues Barbosa, 18, e Antônia Thaísa França Pereira, 18, estavam com um revolver calibre 38 e dois pacotes com cocaína. As prisões deles ocorreram após uma denúncia encaminhada à Seccional Urbana de Paragominas, pelo fone de denúncias da unidade policial, 3729-4977. O delegado Magno Costa, diretor da unidade, informou que as informações anônimas deram conta de que havia um grupo de pessoas suspeitas em uma casa naquele bairro, provavelmente, preparando-se para cometimento de roubos na cidade. Os investigadores Milton, Paulo César e Éder foram ao endereço e cercaram a casa. Ao perceber a chegada dos policiais, Antônia Thaísa correu para os fundos do imóvel, mas acabou presa. Logo em seguida, os demais foram presos. Edinael e Elizel, que são primos, são acusados de uma série de assaltos na região. Com os dois pacotes com cocaína, os traficantes pretendiam fabricar dezenas de papelotes da droga para venda. Eles foram conduzidos à unidade policial, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, formação de bando e porte ilegal de arma de fogo.
Ascom/Polícia Civil

Planejamento

O chefe da Divisão de Pesca e Aqüicultura, Erivan Ademar Santos, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), participará amanhã, (29), de uma reunião na Colônia de Pescadores Z-20 para elaborar o planejamento de 2008 do setor. A partir das 8h, a reunião será com integrantes do Conselho Regional de Pesca do Maicá, Ituqui, Tapará, Uricurituba, Aritapera, Arapixuna, Lago Grande e Cidade. E de 14h às 18 h, a reunião terá continuidade com membros do Conselho Municipal de Pesca.
Fonte: Assessoria da Semab/Rose Pantoja

SUSPEITO DE TER DENGUE HEMORRÁGICA ESTÁ FORA DE PERIGO

Um homem de 25 anos, morador do bairro do Mapiri, internado na semana passada no Hospital e Maternidade Sagrada Família, com suspeita de dengue hemorrágica, não corre mais risco de morte. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde, que somente hoje tomou conhecimento do caso. De acordo com o chefe da DIVISA, Dr. Jorge Eymar, ainda nesta segunda uma equipe da Divisão de Vigilância em Saúde vai coletar material do paciente para exames.A Doença - A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.Dengue Hemorrágica - Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; e perda de consciência.Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.

Empresa de engenharia vai estampar camisa cruzmaltina até fevereiro de 2009


O contrato de patrocínio do Vasco com a MRV Engenharia, apresentado nesta segunda-feira, na sede náutica do clube, na Lagoa, terá a duração de um ano. O acordo inclui todas as competições que o clube vai disputar até fevereiro de 2009. A estréia da nova camisa com o logotipo da empresa acontece nesta quarta-feira contra o Resende, em São Januário, pelo Campeonato Carioca.
Os valores da negociação não foram divulgados. Após mais de sete anos sem um patrocínio fixo no uniforme, a diretoria do Vasco mostra que está trabalhando para melhorar a estrutura do clube e a equipe. Além da empresa de engenharia, o clube da Colina já estampa desde o início do ano em sua camisa a logo do Habib´s, restaurante de comida árabe. - Estamos no esporte há 13 anos e temos muito orgulho de fechar essa parceria com o Vasco - disse Rubens Menin, presidente da empresa de engenharia.
A apresentação do novo uniforme foi feito nesta segunda-feira com a presença de três jogadores - o goleiro Tiago, o meia Alex Teixeira e o atacante Alan Kardec - e os principais dirigentes do clube.
- O Vasco ficou muito tempo sem patrocinador no uniforme. Mas não canso de repetir que era por opção. Estávamos procurando quem entendesse como o Vasco funciona - disse o presidente Eurico Miranda.

Fonte: Globo Esporte

Ufólogos pedem abertura de arquivos

Integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos pediram ao governo a abertura de todos os arquivos sobre relatos de Ovnis, sigla para objetos voadores não-identificados, que teriam aparecido no país, com base na lei que modificou os prazos para a divulgação de documento classificados como secretos. Eles prometem cuidado com as informações sobre os relatos. “A gente tem de ter equilíbrio, não pode aceitar qualquer coisa como sendo verdadeira. A abertura desses documentos despertaria a ciência em si para a possibilidade de vida fora do nosso planeta, vida inteligente”, defende o ufólogo Roberto Beck. Há dois anos, eles visitaram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (Comdabra) e viram parte dos arquivos em poder da Aeronáutica. Inclusive os da chamada “Operação Prato”. Em 1977, a Aeronáutica investigou durante quatro meses a presença de Ovnis no Pará. Ex-comandante do Comdabra, o brigadeiro José Carlos Pereira confirma a existência dos arquivos. E se diz favorável à divulgação. “Pessoas relatam terem visto isso. Se viram, ou não, isso é outro problema, depende de investigações. Falta base cientifica que justifique realmente o que seria a presença de um disco voador”, afirmou Pereira. Base científica que os ufólogos acreditam que terão a partir do estudo dos registros oficiais. “É isso que a gente está querendo a prova definitiva para que isso desperte o interesse da ciência como um todo, inclusive a ciência brasileira”, defende o ufólogo Fernando Ramalho. Outro suposto fenômeno que é investigado pelos ufólogos ocorreu em 20 de janeiro em Riolândia, a 562 km de São Paulo. As marcas do que para os ufólogos pode ser um Ovni ficaram em um canavial na cidade paulista
Fonte: G1

Gravadoras negam acordo com site de músicas grá

Três grandes gravadoras negaram ter firmado acordo com o serviço de música online Qtrax. A empresa americana anunciou neste domingo (27) uma parceria com EMI, Sony BMG, Universal e Warner Music que possibilitaria aos usuários baixar de graça mais de 25 milhões de canções pela internet. Segundo nota publicada nesta segunda (28) no site da rede “BBC”, as gravadoras Warner, EMI e Universal dizem não ter permitido o uso de suas músicas. A Qtrax alega que havia chegado a um acordo com as gravadoras, mas que ainda não tinha sido firmado formalmente.
Como parte do acordo, artistas e gravadoras seriam pagos conforme o número de acessos às suas músicas e ainda receberiam uma fatia do valor arrecadado com os anúncios publicitários feitos na página da Qtrax.
A Warner, no entanto, diz que “não autorizou o uso de seu conteúdo no serviço anunciado pela empresa”. A Universal e a EMI afirmaram que as negociações ainda estão em andamento, mas que nenhum acordo de licenciamento havia sido firmado.
Para acessar as músicas, o usuário terá de ir ao site da Qtrax e baixar um software específico. As faixas virão com um dispositivo antipirataria DRM (Digital Rights Management), que permitirá às gravadoras checar quantas vezes suas músicas foram baixadas e tocadas.
O dispositivo, no entanto, incapacitaria a reprodução das faixas em iPods e computadores da Apple, mas a Qtrax assegura que os usuários poderão ouvir suas músicas até o dia 15 de abril. “A Apple não tem nada com isso”, acrescentou o presidente da empresa, Allan Klepfisz.
Fonte: G1

Modelão é aprovado pela PM -

O estádio Maximino Porpino passou com folga, ontem à tarde, na vistoria da Polícia Militar, que avalizou o cumprimento dos itens de segurança exigidos. Como já havia recebido o aval do Corpo de Bombeiros na última sexta-feira quanto à estrutura física, o Modelão está totalmente liberado não apenas para o jogo de hoje, mas também para o Castanhal mandar suas partidas valendo pelo Campeonato Paraense-2008. A comissão da PM, que esteve por uma hora fiscalizando os trabalhos ontem, aprovou com louvor o serviço executado. O tenente-coronel Osmar Nascimento, que chefiou a equipe, elogiou o resultado. “Está tudo 100% no Maximino Porpino, o primeiro estádio liberado para o Campeonato Paraense”, afirmou o militar, que é engenheiro e comandante do 21º Batalhão da PM. O tenente-coronel disse que ficou satisfeito ao constatar que problemas verificados na inspeção anterior foram completamente contornados. Falta de placas de orientação ao público, necessidade de isolamento da torcida dos profissionais da imprensa e ajustes nas catracas foram alguns deles. Além de Osmar Nascimento, a comissão foi composta pelo coronel Edivaldo Sarmanho e o soldado Givanildo Oliveira.
Fonte: Radio Clube do Pará

Leão vence amistoso em Castanhal

O Clube do Remo venceu de virada a equipe do Castanhal pelo placar de 2 a 1,em seu primeiro amistoso do ano visando a sua participação no campeonato paraense de 2008.O jogo foi realizado no estádio Maximino Porpino em Castanhal e fez parte das comemorações do aniversário da cidade modelo. O time do japiin da estrada saiu na frente no marcador através do zagueiro Anelka (cabeça) aos 2’1º. Já o time azulino virou a partida através dos gols de Marcelo Troise (pênalti) aos 43’1º e Carlão aos 32’2º. O próximo amistoso do leão azul será na quarta-feira (30) às 20h30 em Cametá no estádio Parque do Bacurau contra o time do Cametá / Vila Rica.
Fonte: Radio Clube do Pará

Pequim confirma 6 mortes em obras dos Jogos Olímpicos-200

O chefe da agência municipal de segurança no trabalho de Pequim, Ding Zhenkuan, confirmou nesta segunda-feira que seis operários morreram nas obras para os Jogos Olímpicos-2008. Segundo Zhenkuan, duas dessas mortes aconteceram na construção do estádio Olímpico, principal arena levantada para a competição. No dia de 20 de janeiro, o jornal inglês "Sunday Times" publicou que as obras no estádio haviam matado pelo menos uma dezena de operários. O jornal disse ainda que China escondeu essas mortes. A família de cada uma das vítimas teria recebido 17.400 euros (cerca de R$ 47,7 mil) para não revelar os acidentes. Os salários dos operários do estádio variam de 4 euros (R$ 10,5) diários a 5,5 euros (R$ 14,47). A arquitetura arrojada do estádio, conhecido como "Ninho de Pássaro", teria obrigado os operários a trabalharem em alturas vertiginosas, muitas vezes sem proteção necessária no dia-a-dia. Primeiramente, o Comitê Organizador da Olimpíada de Pequim negou as mortes, mas depois o Governo chinês anunciou que iria investigar o caso.
Folha Online

Valmir Climaco

O Pré-candidato do PMDB Valmir Climaco esteve na Radio Itaituba AM na manhã de segunda-feira (28), no programa Show da Manhã. O empresário foi entrevistado pelo locutor Pimentel Junior, na entrevista vários assuntos abordados, o mais comentado foi a sucessão municipal onde o pré-candidato Valmir Climaco aparece como um dos prováveis candidato. Valmir disse, que se o partido achar que seu nome é o melhor pra sucessão municipal, ele está pronto a atender já que é um soldado do PMDB. Na entrevista o empresário Valmir Climaco, estava acompanhado pelo presidente do PMDB Wilmar Freire.
Radio Itaituba AM

Paraense elege político escolarizado

população votante do Pará tem um dos piores índices de baixa escolaridade do País, no entanto, pesquisa recente mostra que os representantes escolhidos por esse eleitorado estão entre os que têm os maiores percentuais de acesso ao nível superior do País. Os dados levantados pelo jornal Correio Braziliense, através da análise do perfil educacional de cada parlamentar nos sites oficiais das assembléias legislativas, aponta que 68,3% dos 41 deputados estaduais do Pará têm graduação em alguma faculdade.
A marca garante à Assembléia Legislativa paraense a oitava posição em relação às assembléias dos outros Estados. Os deputados estaduais do Pará só perdem para os do Rio Grande do Norte (83,3%), Piauí (76,6%), Minas (74%), Ceará (73%), Paraíba (71,7%), Bahia (69,2%) e São Paulo (69,14%). O sociólogo Marco Antônio Moreira, do Núcleo de Políticas e Estratégias da Universidade de São Paulo, afirma ser muito complexa essa correlação entre o nível de escolaridade do eleitorado paraense e o dos seus representantes na Assembéia. Para ele, na formação política, o nível de escolaridade é o que menos tem influência na decisão do eleitor.
'São casos da nossa cultura política, que é muito recente, iniciada após a redemocratização brasileira, há 24 anos. Independente da formação do parlamentar, ele é apenas um pára-choque, um porta-voz, porque os projetos são preparados pelos ‘lobs’. São eles quem direcionam os deputados sobre o que deve ser defendido. O conhecimento cabe as assessorias políticas, que são quem realmente montam os projetos', destaca.
Apesar da oitava posição no ranking, Marco Antônio alega que a alta escolaridade dos deputados não reflete maior qualidade nas ações parlamentares. 'Se nós temos deputados com nível intelectual tão alto, era de se esperar também uma alta qualidade nos projetos produzidos na Casa. Mas não vemos nenhuma referência', explica o sociólogo, completando que a constatação não serve nem para definir um padrão moral. 'A corrupção é muito comum entre os que têm alta escolaridade. É só olhar os rombos milionários no sistema econômico. Não necessariamente o bandido é negro e semi-analfabeto. Ele pode está muito bem vestido e segurando um diploma'.
Na Assembléia- Dos 41 deputados que compõe a Assembléia Legislativa do Pará, 13 não identificaram em seus perfis, no site oficial da Assembléia, formação de nível superior. Dentre estes parlamentares, está o líder do Governo na Casa, o deputado Aírton Faleiro (PT). Representante dos pequenos agricultores da Transamazônica, o parlamentar, de segundo mandato, que sempre esteve ligado a movimentos sociais como Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores), não chegou sequer a concluir o primeiro grau primário.
'Parei na 4ª série, vim de uma família muito humilde de agricultores rurais, sempre tive que trabalhar para sobreviver e não tive oportunidade de estudar. Depois acabei me envolvendo com a luta sindicalista e a vida foi me levando para outros rumos. Eu acredito que o preparo técnico é importante, sou inclusive um defensor da busca pela qualificação, se puder conciliar é ótimo, mas acho que, na política este não é um fator condicionante. Muitas vezes nossa atuação está mais ligada à nossa capacidade de articulação e a proposição de idéias', justificou Faleiro.
Para ele se cercar de bons assessores técnicos é a saída mais freqüente para compensar a falta de escolaridade em qualquer eventualidade do mandato. 'Sou eu quem escreve os pronunciamentos, ajudei a criar programas federais, mas sempre procurei ter ao meu lado bons profissionais para me ajudar na parte técnica', afirmou.
O mesmo recurso é utilizado pela deputada Tetê Santos (PSDB). Com apenas o segundo grau completo, ela argumenta que também teve dificuldades de concluir os estudos. 'Eu vim da roça, faço parte de uma geração que teve muita dificuldade de ter acesso a educação formal. Comecei a estudar aos 16 anos e com muito sacrifício consegui terminar o 2º grau, mas acho que isso não significa que não tenha condições de representar o povo. Tanto que já fui prefeita e estou no meu quarto mandato como parlamentar. É claro que dificuldades a gente tem, mas o esforço e a dedicação superam isso', disse.
Mesmo entre os parlamentares com nível superior é praticamente um consenso de que apesar da contribuição qualitativa que a escolaridade pode oferecer ao debate no plenário, este não é um fator condicionante para o bom exercício do mandato.
'Eu acho que não é a escolaridade que vai definir uma boa atuação do deputado. É óbvio que todo mundo deve buscar o conhecimento como cidadania, mas na política, o fator diferencial é a formação social e a atuação de cada um. Acredito que a ética, o zelo com a coisa pública, assiduidade, e o respeito com a população são mais importantes na hora de avaliar um bom parlamentar', explicou o deputado do PPS, Arnaldo Jordy (PPS).
Na avaliação deles, a baixa escolaridade dos deputados está mais ligada ao contexto no qual a maioria da população paraense está inserida, do que a um possível reflexo das escolhas dos eleitores menos escolarizados. 'Isso mostra que o Legislativo é o retrato da sociedade que o elege. Não estaríamos em harmonia se fosse diferente. Seria até estranho, se num Estado com tantos iletrados tivéssemos apenas parlamentares com nível superior, não estaríamos de fato representando a população. Agora, isso não quer dizer que o conteúdo do trabalho fique prejudicado, tanto que a Assembléia daqui do Pará é uma das produtivas do país. A própria experiência de vida, em muitos casos, serve mais do que um diploma para exercício do mandato', opinou José Megale, cuja formação é de engenheiro agrônomo.
Com três graduações no currículo, Manoel Pioneiro, também compartilha a mesma opinião. 'A baixa escolaridade é um reflexo de um incentivo maior do poder público na educação', afirmou.
Fonte: O Liberal

Obras do Hospital de Prainha serão retomadas em fevereiro

O Secretário de Obras Públicas (Seop), Francisco Melo, o “Chicão”, recebeu na manhã da última sexta-feira (25), em seu gabinete a deputada Josefina Carmo (PMDB) que, entre vários assuntos, foi informada que finalmente será possível retomar as obras do Hospital de Prainha, municio da região do Baixo Amazonas.“O dinheiro chegou a ficar disponível no final do ano passado, mas foi necessário o redirecionamento de verbas pela Sespa para pagar despesas de final de ano. Passado isto, agora será possível retomar a obra agora em fevereiro”, disse o secretário Chicão que acredita que entre junho e julho deste ano o novo hospital deva ser reinaugurado. “Em nome do governo do Estado e da Secretaria de Obras, posso informar que não conseguimos dar o andamento que queríamos na obra que teve seus recursos consumidos na administração anterior e outras questões técnicas. Mas, dentro do nosso planejamento é retomar a obra na primeira semana após o carnaval”, avaliou o secretário. A deputada estadual Josefina Carmo agradeceu o empenho do Secretário Chicão na reativação do trabalho de reforma do hospital. “Mantivemos contato contínuo com a Sespa e com a Seop para garantir a retomada imediata das obras. A população de quase 30 mil pessoas de Prainha precisa com urgência de um atendimento médico digno”, disse a deputada Josefina. “Precisamos fazer todo um realinhamento de preços do projeto, pois o último foi feito em 2006. Assim, a firma que ganhou a licitação terá condições de continuar a reforma”, justificou Chicão. “Vale ressaltar que temos recebido diversas visitas de parceiros da região, principalmente, da deputada Josefina Carmo, juntamente com seu marido Jardel Vasconcelos e de vereadores do município, cobrando a retomada das obras. Nós tínhamos feito uma programa para que as obras voltassem em novembro de 2007, o que infelizmente não pode ser feito. Por isso, gostaria de tranqüilizar a população da cidade que os recursos já estão disponíveis e que em cinco ou seis meses a região terá um novo hospital”. O Hospital de Prainha possui uma área com 1.500 m² e atende uma população estimada em 30 mil pessoas. As obras tiveram início em maio de 2006 e com um orçamento inicial de R$ 622.735,46, a reforma deveria terminar em março de 2007 (em 120 dias). Porém, as obras sob responsabilidade da gestão anterior, pararam em 28%. E antes do Governo passado terminar um novo aditivo de R$ 215.505,42 foi solicitado, mas não liberado. Ao assumir a governadora Ana Júlia Carepa, segurou todos os projetos até que as contas do Estado fossem normalizadas. Em setembro passado, dois aditivos de cerca de R$ 100 mil, em duas parcelas foram disponibilizados pela Sespa para que a obra fosse reativada.
Fonte: Diário do Pará

Secretaria de Estado de Pesca de Aqüicultura (SEPAQ) realiza concurso


A Secretaria de Estado de Administração do Pará (SEAD - www.sead.pa.gov.br) torna público, a realização de concurso público para cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental da Secretaria de Estado de Pesca de Aqüicultura (SEPAQ).
O concurso público será realizado nas cidades de Altamira, Belém, Marabá e Santarém.
São 212 vagas, sendo 5% para pessoas com deficiência, e remuneração de até R$ 732,83.
Será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.movens.org.br, solicitada no período entre 10h00 do dia 11 de fevereiro de 2008 e 23h59 do dia 2 de março de 2008, observado o horário oficial de Brasília/DF.
O Instituto Movens não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto nos casos onde o candidato comprovar ser portador de qualquer deficiência ou necessidade especial, nos termos da lei supracitada.
O interessado deverá comparecer aos endereços constantes a seguir, no período de 11 a 15 de fevereiro de 2008, das 9h00 às 17h00, ininterruptamente, e preencher o requerimento de isenção, disponibilizado no local. Nessa ocasião, o candidato deverá entregar a cópia do documento de identificação e do cadastro atualizado da instituição a qual pertence.
Altamira - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC) - Centro - Polisportivo Nicias Ribeiro - Rua Deoclides de Almeida, n.º 300 - Bairro Brasília;
Belém - Central de Informações Permanente - Travessa Manoel Evaristo, n.º 721 - Umarizal;
Marabá - EMEF Professor Jonathas Pontes Athias - Folha 22, Quadra Especial - Bairro Nova Marabá;
Santarém - Colégio E. E. M. Álvaro Adolfo da Silveira - Avenida Marechal Rondon s/n.º - Bairro Santa Clara.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 30 de março de 2008, com duração de 3h30. Os cargos de Nível Superior e Fundamental serão aplicados às 9h00 e os de Nível Médio às 15h00, horário de Belém/PA.
O edital de divulgação dos locais de realização das provas objetivas será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará e divulgado na Internet, no endereço eletrônico, na data provável de 20 de março de 2008. São de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta do local de realização das provas bem como o comparecimento no horário determinado.
Os cargos oferecidos são os seguintes:
Nível Superior - Taxa de inscrição de R$ 60,00: Arquitetura (1); Engenharia Civil (2); Ciências Biológicas (3); Ciências Econômicas (2); Ciências Sociais (2); Engenharia Agronômica (4); Engenharia de Pesca (40); Engenharia Química (1); Estatística (4); Oceanografia (1); Pedagogia (3); Técnico em Gestão de Informática (2); Administração (7); Biblioteconomia (2); Ciências Contábeis (3); Ciências Econômicas (1); Psicologia (1); Serviço Social (1).
Nível Médio - Taxa de inscrição de R$ 42,00: Assistente Administrativo (101); Assistente de Informática (11).
Nível Fundamental - Taxa de inscrição de R$ 35,00: Auxiliar Operacional (9); Motorista (22).
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial do Estado do Pará, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Os melhores do ano


Os melhores do futebol itaitubense 2007

Foi realizada ontem à noite, a festa de entrega de trofeus aos melhores do futebol itaitubense no ano de 2007. Foi uma promoção conjunta da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, da Prefeitura Municipal de Itaituba, da Rádio Itaituba e do Jornal do Comércio.Neuton Sousa, árbitro de futebol e servidor da PMI, foi quem organizou o evento, com muito esforço e determinação.Além dos atletas, árbitros, treinador, craque e revelação do ano passado, também foram homenageados, Joaquim Albino, por tudo que já fez pelo futebol de Itaituba e a secretária de Educação, Eliene Nunes, que tem sido muito importante pelo apoio que dado a todas as modalidades esportivas.O evento aconteceu no Carrossel do Manelão e teve a cobertura de todos os canais de tv que mantem telejornais no ar.
Fonte: Jota Parente

Só um promotor

O problema é velho e parece não ter solução em curto prazo. A falta de promotores em Itaituba já vem se arrastando por muito tempo. Atualmente, apenas o promotor Jorge Delano da Silva ocupa uma das três vagas aquis existentes.Hoje, o presidente da OAB, subseccional de Itaituba, participando do programa Debatendo, na Rádio Itaituba, falou que a Procuradoria Geral de Justiça acena com a possibilidade de nomear novos promotores para este município a partid da metade de feveiro, ou só em março, quando deverão ser chamados os promotores que foram aprovados em concurso público. Lembrou que a OAB local já promoveu até ato público, para chamar atenção, mas, até agora nada mudou.Na edição 57 do Jornal do Comércio, que circulará a partir da próxima terça-feira, será publicada uma matéria completo a esse respeito
Fonte: Jota Parente

Assalto na D' Gold

A Loja D`Gold especializada na compra de ouro em Itaituba, sudoeste do Estado foi assaltada na tarde desta sexta-feira, (25). O assalto ocorreu por volta de 14h00minh; segundo Francisco Trentini, sócio proprietário da empresa, o funcionário Marcos Antônio, estacionou o veiculo em frente a loja na rua Dr. Hugo de Mendonça e quando se dirigia para o interior da loja com o malote, foi abordado por dois homens armados, que renderam o funcionário, tomaram o malote contendo aproximadamente R$. 70 mil reais e saíram em alta velocidade numa motocicleta CG-Titan 125, preta, placa JTW-6115.Francisco Trentini que chegava naquele momento, foi informado do assalto, Trentini seguiu a motocicleta que trafegava em direção a estrada do BIS. Na altura do km 6 os assaltantes entraram num ramal e desapareceram. Trentini ligou para a polícia, que imediatamente saiu em campana na busca de localizar os assaltantes.Policiais Civis e Militares sob o comando do delegado Nelson Silva e do SGT/PM João Luiz, entraram na mata, mas até às 18h00minh de sexta-feira, não haviam encontrado os acusados. Somente a motocicleta foi encontrada às proximidades de uma roça, a 300 metros da estrada do BIS.PISTAO Serviço de Inteligência da PM iniciou trabalho de investigação logo após o assalto e descobriu que dois homens numa motocicleta, oriundos possivelmente de Altamira, PA, chegaram a Itaituba na quinta-feira, dormiram em um hotel da cidade, na sexta-feira pela manhã compraram duas armas, uma pistola e um revolver calibre 38. A polícia suspeita que os dois tenham assaltado o funcionário da D`Gold.A Polícia Civil levantou a situação da motocicleta e descobriu que a mesma tem a placa clonada, ou seja, a placa pertence a uma motocicleta Honda XR 200R, vermelha de Altamira e não a moto Honda CG-Titan, preta.A Polícia continua as busca na tentativa de localizar os acusados e segundo o CB/PM Albuquerque do Serviço de Inteligência, "a preocupação é que os acusados alcancem a rodovia Transamazônica e sigam sentido Jacareacanga".

sábado, 26 de janeiro de 2008

MÉDICOS E ENFERMEIROS PARTICIPAM DE ATUALIZAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

Uma programação especial está sendo realizada desde a manhã desta 6ª feira, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para marcar o encerramento da Semana de Combate e Eliminação da Hanseníase, que começou na última 2ª feira, 21 de janeiro, em todas as Unidades de Saúde.A iniciativa tem como objetivos detectar casos novos através do atendimento da demanda a partir dos sintomáticos dermatológicos; recuperar os abandonos de tratamento; difundir o esquema de tratamento com poliquimioterapia nas Unidades de Saúde, que reduz o tempo de tratamento da hanseníase; contribuir para a redução dos danos causados pela doença expressos pelas incapacidades físicas; difundir a alta por cura ao final do tratamento; e intervir na cadeia de transmissão da doença.Hoje, médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da SEMSA participam de uma Atualização das Ações do Programa de Eliminação da Hanseníase. A programação começou às 08 horas da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.À tarde, 14h30min às 15h30min, a enfermeira Almira Barreto Silva falará sobre “Orientações sobre o funcionamento do Programa de Eliminação da Hanseníase”. Em seguida, Dra. Francimary Silva, dermatologista, discursará sobre “Diagnóstico Clínico e Estado Reacional”.
ASCOM/PMS

GOVERNADORA ANUNCIA MAIS INVESTIMENTOS PARA SANTARÉM

Novos investimentos foram anunciados para Santarém pela Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, em sua recente visita ao município. A programação da passagem da Governadora pela cidade começou na noite de quinta-feira, 24 de janeiro, com o lançamento do Programa Estadual de Microcrédito Solidário (CREDPARÁ), através do Banco do Povo e gerenciado pelo Banpará. A solenidade aconteceu no auditório da Casa da Cultura e reuniu lideranças de entidades e movimentos sociais e demais representantes da sociedade civil organizada, além de vereadores, secretários de governo e deputados.Após o lançamento do Programa, houve a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado para instalação em Santarém do Pólo da Fundação Carlos Gomes. "Através desta parceria, iremos incentivar mais ainda os valores musicais produzidos nesta cidade", falou o presidente da instituição, Antônio Carlos Braga.Ana Júlia anunciou também a construção em Santarém de um Centro de Convenções, que vai contemplar teatro e cinema, num investimento de R$ 20 milhões, em área a ser definida pelo governo municipal. "Nossos técnicos já estiveram aqui e comprovaram que é viável a execução de uma obra como essa. Tenho um carinho muito especial por esta cidade. Em treze meses de governo, já demonstramos ao povo do Pará que nossa proposta consiste em implementar um novo modelo de desenvolvimento e é o que estamos fazendo. Temos aqui uma prefeita que é nossa parceira e vamos fazer muito mais por Santarém e sua gente", disse a governadora.Inauguração - Na manhã desta sexta-feira, 25, comitivas dos governos do estado e municipal seguiram para a PA 431 (estrada que Santarém a Mojuí dos Campos) e que foi asfaltada pelo Governo do Estado. Na solenidade de inauguração, a Prefeita Maria do Carmo disse que a entrega desta obra vem resgatar uma dívida histórica e social que o Estado tinha para com o povo de Mojuí dos Campos e da região. A Prefeita aproveitou para apresentar mais demandas à Ana Júlia. "A Senhora, governadora, nos permite continuar sonhando. Quero pedir o asfaltamento de mais 10 quilômetros da estrada que corta a vila de Mojuí dos Campos, mais precisamente, ligando a PA 431 à Rodovia Santarém-Curuá-Una e que não foi contemplada no projeto inicial, acrescentando ainda, a reconstrução da ponte do rio Moju, que está comprometida”, pediu a Prefeita.A resposta veio de imediato. O deputado federal José Geraldo garantiu que vai alocar R$ 400 mil de suas emendas para a obra da ponte. A Governadora também sinalizou. "Autorizo o Secretário de Estado de Transporte, Valdir Ganzer, a entregar um projeto solicitando um aditivo ao BNDES para asfaltar estes dez quilômetros. E, de pronto, eu garanto recursos do próprio tesouro do estado para pavimentar imediatamente, dois quilômetros", anunciou a governadora.A inauguração foi acompanhada pelos deputados estaduais Carlos Martins (PT), Airton Faleiro (PT) e Antônio Rocha (PMDB), além de prefeitos da região.
ASCOM/PMS

ACES oferece curso de formação de preços

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) oferece para empresários, gestores e associados interessados o curso "Custos e Formação de Preços", que será ministrado de 11 a 15 de fevereiro, das 19 às 22 horas, no auditório da entidade.Com carga horária de 15 horas, o curso será ministrado pelo instrutor Roberto Leal, administrador de empresas, pós-graduado em MBA pela Fundação Getúlio Vargas, consultor empresarial e coordenador de Programa Selo de Qualidade da ACES. As inscrições já estão abertas e o investimento individual é de R$ 120,00 para associado e R$ 150,00 para não associadoO objetivo do curso é capacitar os profissionais para cálculo de formação de preçosna indústria, comércio e serviços, e os impactos das decisões financeiras em relaçãoao custo, volume de vendas e o resultado operacional.Serão repassadas noções de custos e sua classificação; formação de preços na indústria, comércio e serviços; políticas de margem de contribuição; análise de ponto de equilíbrio e tomada de decisão; análise de custo, volume e lucro, e formação de preços em Excel.

Inscrições para o Bolsa Atleta

Na ultima sexta-feira, 25, encerrou o prazo para os interessados em participar do Programa Bolsa Atleta, iniciativa da Prefeitura de Santarém. O Programa é desenvolvido através da Assessoria de Esporte e Lazer da Semed visando ao incentivo do esporte local.As inscrições estão sendo feitas na Assessoria de Esporte e Lazer, no prédio da SEMED, situado à Avenida Borges Leal. Para se inscrever, o candidato deveria apresentar um projeto esportivo.Em 2008, serão concedidas 15 bolsas na categoria A (17 a 39 anos com participação em competições nacionais e internacionais); na categoria B (17 a 39 anos de idade - competições a nivel regional e estadual) e na categoria estudantil (12 a 16 anos - competições a nivel local e regional).O Bolsa Atleta, que tem a duração de dez meses, prevê o repasse mensal de valores em dinheiro para custear preparação física dos atletas. Os beneficiados nas categorias estudantil e B vão receber bolsa no valor de 380 reais. Os da categoria A terão repasse de 500 reais.

Governo reconhece avanço da pecuária

O avanço da soja e da cana-de-açúcar no centro-sul do país tem “empurrado” a pecuária para a região Norte. A avaliação foi feita ontem (24) pelo secretário estadual de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, ao comentar os números divulgados na terça-feira (23) pelo Ministério do Meio Ambiente, que apontam o estado como o segundo na lista de desmatamento, atrás apenas de Mato Grosso.O Pará concentra 12 dos 36 municípios identificados como prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento. Ortega classificou os números do MMA como “bastante preocupantes”, mas reconheceu que, depois de três anos de queda nos índices de desmatamento, o estado identificou a tendência de crescimento a partir de outubro do ano passado. “Percebemos uma mudança na dinâmica do processo. Em geral, os últimos meses do ano eram de baixo desmatamento justamente porque a questão climática criava constrangimento para isso, por causa da chuva e da dificuldade de deslocamento, mas em [2007] percebemos um número bastante significativo [de derrubadas] nesses meses”, apontou. O secretário, no entanto, admite que mais que os fatores climáticos, a valorização das commodities agrícolas e a expansão da pecuária no sudeste do estado foram determinantes para o aumento do desflorestamento na região.“No caso do Pará é claramente a pecuária. Nessa região sudeste do estado, onde estão os municípios com maiores índices de desmatamento, praticamente não existe soja. Mas a ampliação da soja e da cana de açúcar no centro-sul do país estimula um redirecionamento da pecuária para o Norte. A pecuária vem sendo empurrada para a parte de cima da floresta”, reconheceu. O governo paraense pretende concluir, em breve, um “plano de desmatamento”, que estabelecerá a coordenação de autoridades ambientais e órgãos de fiscalização no combate à destruição da floresta. As eleições municipais, segundo Ortega, também são um fator de preocupação na elaboração das políticas públicas. Historicamente, o desmatamento aumenta em anos eleitorais, de acordo com dados do estado. “Num ano como esse, onde há uma mobilização política muito grande por conta do processo eleitoral, processos que criem ou gerem conflitos são sempre mais difíceis de se implementar; mas estamos firmes no sentido de criar condições para enfrentar o desmatamento independente do processo eleitoral”, afirmou. O estado ainda não tem dados consolidados da apreensão de madeira em 2007 para verificar se a fiscalização acompanhou o aumento da devastação. Segundo Ortega, além das dificuldades de controle das fronteiras, grande parte do desmate no estado é feito por meio de queimadas. Em 2007, o estado registrou 40 mil focos de incêndios. “Boa parte da área desmatada não está diretamente vinculada à exploração da madeira”, avaliou.

UFPA APROVA SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA ATUAR NO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO

Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará divulgou, hoje, a relação de projetos aprovados e contemplados com Bolsa de Extensão, no programa Universidade Multicampi.Santarém é um dos campi do interior do Estado que mais aprovou projetos de extensão. Ao todo, serão selecionados para o campus 27 bolsistas para os diversos cursos da Instituição.O Rádio pela Educação é um dos projetos contemplados para receber bolsistas da academia. Está sendo ofertada uma vaga para acadêmicos dos cursos de Letras ou Pedagogia, que estejam cursando o período do segundo ao sexto semestre.A parceria firmada entre a Diocese de Santarém e a Universidade para fortalecimento do Rádio pela Educação foi inscrita no processo seletivo como uma ação de extensão da acadêmica à comunidade.Os interessados em participar da seleção para Bolsista do Rádio pela Educação devem entregar currículo a assessoria de comunicação da UFPA, na segunda-feira, em horário comercial e na terça-feira pela manhã.

Ipixuna do Pará

O prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Cunha, que dia desses foi indiciado pela Polícia Federal por falsidade ideológica, quer levar para o estádio municipal Simão Jatene jogos do campeonato paraense, mas seus opositores estão de olho. Dizem que o que ele quer, mesmo, é justificar a dispensa de licitação para serviços emergenciais do estádio ao preço de R$ 69,9 mil. E explicam: a obra nunca foi executada porque o estádio havia sido inaugurado oito meses antes pelo então governador Simão Jatene.
Fonte: O liberal

Matador dos irmãos Canuto é transferido ao Pará

Um dos matadores dos irmãos Canuto foi transferido nesta sexta-feira(25) do Maranhão para o Estado do Pará. José Ubiratan Matos Ubirajara foi preso por policiais maranhenses no início deste mês, em São Luiz (MA).
Condenado a 50 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Pará pelo duplo homicídio de Paulo e José Canuto, em Rio Maria, sul do Pará, em 1990, Ubirajara foi transferido por uma equipe de policiais civis do Pará designados pelo delegado-geral Justiniano Alves Junior.
O criminoso chegou de avião no hangar do Estado, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cães, por volta de 20h. Depois, foi levado ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Após conclusão de exames periciais, o preso foi conduzido até a Penitenciária de Americano, para ficar recolhido à disposição da Justiça do Pará. Ubirajara foi apontado como um dos pistoleiros responsáveis pelo assassinato dos irmãos, que eram sindicalistas naquele município.
Ele também é condenado por tentativa de homicídio contra o irmão das vítimas, Orlando Canuto. Os três irmãos foram seqüestrados em abril de 1990 por uma quadrilha de pistoleiros e levados até a rodovia PA-150, em Rio Maria. Nesse local, as vítimas foram baleadas gravemente. José e Paulo morreram na hora. Apenas Orlando conseguiu sobreviver. Em 1994, Ubirajara foi levado a julgamento e condenado em Belém. Na época, ele conseguiu fugir da cadeia, sendo novamente preso em 1997, no Estado do Piauí. Porém, novamente fugiu, naquele ano.
Fonte: Agencia Pará

Santarém terá centro de convenções e recebe pólo da FCG

Santarém, no oeste do Pará, receberá cerca de 20 milhões de reais para a construção de um centro de convenções. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (24), pela governadora Ana Júlia Carepa, durante o lançamento do Programa Estadual de Microcrédito Solidário, o CredPará, que vai liberar recursos para pequenos empreendedores em todo o Estado.
O espaço que se pretende construir na cidade deverá ter cinema e teatro. A prefeita Maria do Carmo agradeceu e disse que o futuro centro será um grande presente ao município. 'Santarém merece um centro de convenções, um espaço onde a população terá a oportunidade de receber muitas manifestações culturais', destacou a governadora.
CredPará - O governo dispõe de 16 milhões de reais para ser investido em pequenos empreendimentos. 'Apostamos numa economia que vai garantir ao cidadão a inserção no mundo do trabalho, com geração de emprego e renda', afirmou Ana Júlia. 'Esta é mais uma importante ação do governo que visa estimular as pessoas a buscarem melhorias de vida, através de um empreendimento próprio, em vista de uma independência social e econômica', completou.
O vice-governador Odair Correa, coordenador político do programa, explicou como vai funcionar o processo de consolidação do CredPará. 'Na primeira etapa do processo, realizaremos cursos de capacitação em municípios pólos das micro-regiões para os agentes de crédito indicados pelas prefeituras. E, logo em seguida, realizaremos a segunda etapa, com o atendimento das demandas em cada um dos municípios proponentes. Desta forma, até o mês de abril, o programa já estará chegando a todos os 143 municípios do Pará'.
Cultura - Santarém terá um pólo da Fundação Carlos Gomes para o ensino de música e desenvolvimento de projetos artísticos na região. Um convênio assinado entre o diretor da Fundação, Antônio Carlos Braga, e a prefeita Maria do Carmo garantiu a parceria entre o Estado e a prefeitura da cidade.
Segurança - A Polícia Militar em Santarém recebeu viaturas novas. Dois carros e um micro-ônibus foram entregues pela governadora Ana Júlia Carepa ao comando da corporação. Além disso, o efetivo da PM local recebeu 20 cavalos.

Fonte: Agência Pará

Encontro da Amut

Marcada para hoje, na cidade de Senador José Porfírio, a assembléia geral da Amut (Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Oeste do Pará). A reunião foi convocada pela prefeita Maria do Carmo (PT), presidente da entidade.
Fonte: Blog do Jeso

Oriximiná

Continua dando o maior ti-ti-ti o processo de licitação da Prefeitura de Oriximiná para coleta de lixo e limpeza urbana. É que, com base em denúncias de que a empresa vencedora do processo licitatório – que faz o serviço há 10 anos desde o governo de Luis Gonzaga – não vinha dando conta do recado, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado cancelou a sua licença ambiental. Mas, isso não é tudo. As duas empresas barradas no processo porque não apresentaram a documentação exigida (que não é pouca) pediram e conseguiram anular a licitação. O imbróglio, motivado pelo excesso de burocracia da administração municipal, vem impondo dificuldades para a população que há dias não vê o lixo retirado das ruas.

Pantera contrata dois jogadores do Rio

O técnico do São Raimundo, João Duarte que está em Belém, confirmou a contratação de dois reforços para a equipe. Segundo ele, os jogadores Michel, atacante, e Diego, meio-campo foram contratados para a segunda fase do Campeonato Paraense que começa dia 9 de fevereiro. A Tuna Luso será o adversário do Pantera, no estádio Francisco Vasquez. Wellington Dias e Róbson, que disputaram o Seletivo para o Campeonato Paraense, também estão vindo do Rio de Janeiro e poderão desembarcar segunda-feira na capital paraense.
Sexta-feira, a prefeitura de Santarém confirmou a liberação de 35 mil reais como ajuda para a segunda fase. A diretoria achou pouco e até à noite não havia confirmado a viagem da equipe no final da semana. A prefeita Maria do Carmo explicou que “o município tem outros compromissos e o São Raimundo precisa se planejar para o campeonato paraense, além disso, a Federação Paraense não colabora”.
Fonte: Bena Santana

Presidente da Federação Paraense de Futebol se defende.

Diretores do São Raimundo, afirmaram que a Federação deveria ajudar os clubes, Cel. Nunes se defendeu.
"A Federação Paraense não tem o compromisso de ajudar os clubes profissionais, eles tem que fazer planejamento"

MP apura gastos de ministros com cartão de crédito

O Ministério Público do Distrito Federal decidiu investigar os gastos dos ministros de Estado com os cartões de crédito bancados pelo erário. A investigação foi aberta na quinta-feira (24). Mas só nesta sexta (25) a notícia foi divulgada.
Decidiu-se perscrutar os extratos dos cartões depois das reportagens que revelaram indícios de abusos. A coisa brotou no domingo e ecoou durante a semana. A portaria que instaurou a investigação anota que, se confirmados, os malfeitos caracterizam “imoralidade administrativa.”

Quando abusivos, diz ainda o texto do Ministério Público, os gastos ferem normas fixadas pelo próprio governo, por meio de uma portaria do Ministério do Planejamento. O procurador que vai acompanhar o caso será designado nos próximos dias. Dependendo do que for apurado, pode ser aberto um processo judicial.

Além de verificar a legalidade dos gastos, o Ministério Público decidiu elaborar uma recomendação sobre o uso dos cartões. O texto será enviado ao Palácio do Planalto pelo procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. Trará um cotejo das normas já baixadas pela pasta do Planejamento com recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União.

Não é a primeira vez que a Procuradoria da República se debruça sobre os cartões corporativos. Já abrira investigação do gênero em 2005. Deu-se a pedido do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). A apuração restringiu-se, porém, a gastos efetuados no âmbito da presidência da República.

A primeira investigação, conduzida pelos procuradores Eliana Pires Rocha e Carlos Henrique Martins, resultou num pedido para que o TCU realizasse uma tomada de contas especial. A auditoria do tribunal vasculhou despesas feitas entre 2002 e 2004. Concluído o trabalho, o tribunal expediu um acórdão com um lote de recomendações ao governo.

Ao analisar o trabalho dos auditores do TCU, os procuradores notaram que a análise limitou-se à regularidade de documentos fiscais. Solicitou-se ao tribunal que faça nova auditoria, dessa vez com o objetivo de verificar se os gastos são ou não compatíveis com as necessidades do Estado.

De resto, os procuradores requisitaram à Casa Civil os nomes de todos os portadores de cartões corporativos do Planalto. Obtidos os nomes, requisitaram-se à Receita Federal os dados fiscais dos funcionários. Todo esse material encontra-se sob análise. Não há, por ora, conclusão.

Itaituba ainda sofre com a Dengue

Quem pensa que a dengue está sob controle em Itaituba, está enganado. Continuam sendo notificados muitos casos. Só na Guamá Madeiras, nos últimos dez dias, sete funcionários foram acometidos da doença. Lá, registrou-se até um caso de dengue hemorrática. Trata-se de Barbosa, que foi para Santarém, onde se recuperada. Ele deve retornar amanhã para Itaituba, onde ficará em repouso, até sua total recuperação.

Macha Ré

A Infraero desativou na quinta-feira pela manhã a Torre de Controle do Aeroporto Municipal de Itaituba, que passa a ser monitorado apenas por rádio. O motivo foi o baixo número de vôos.O aeroporto de Itaituba já esteve entre os mais movimentados do mundo durante os tempos áureos de garimpo no rio Tapajós.
Fonte: Jeso Carneiro

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Secult dará apoio à programação em todo o Estado do Pará

Em 2008, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está apoiando o Carnaval paraense, onde a mistura de ritmos dos blocos de ruas e associações se misturam à tradição das Escolas de Samba. A Secult liberou este ano subsídios financeiros e serviços diversos a 22 projetos na Região Metropolitana de Belém (RMB). Outros 27 eventos no interior do Estado do Pará também recebem apoio da Secretaria.
E na próxima sexta-feira (25), às 17h, na Estação das Docas, Teatro Maria Sylvia Nunes, o secretário de Cultura, Edilson Moura, assinará um convênio com as Escolas de Samba de Belém, que fará a liberação de recursos para o Desfile de 2008.
Em todo o Pará, a Secult liberou recursos financeiros e prestação de serviços para os blocos e festas de carnaval nas cidades de Augusto Corrêa, Santa Izabel, Nova Timboteua, Marapanim, Goianésia, Igarapé-Açú, Vigia, São Francisco do Pará, Barcarena, Santa Bárbara, São Caetano de Odivelas, Colares, Breu Branco, Redenção, Ponta de Pedras, Cametá, Abaetetuba, Bragança, Terra Santa, Curuçá, Curionópolis, São Miguel do Guamá, Benevides, Cachoeira do Arari, Curralinho, Viseu, Santa Luzia, Concórdia do Pará e Ilha do Marajó.
Em Belém, as Escolas de Samba dos Grupos 1, 2 e 3 receberão recursos para a realização do tradicional Desfile de Carnaval, além da disponibilização de serviços e demandas para os blocos de ruas e festejos dos bairros da cidade. Cada uma das escolas do Grupo 1 (Quem São Eles, Deixa Falar, Tradição Guamaense, Bole-Bole, Império Pedreirense, Grande Família, Rancho Não Posso Me Amofina e Piratas da Batucada), receberá 20 mil reais.
Já as escolas do 2º Grupo (Mocidade Olariense, Acadêmicos da Pedreira, Xodó da Nega, Academia de Samba Jurunense, Matinha, Coração Jurunense, Pratinha e Cacareco, Alegria-Alegria e Habitat do Boto) serão agraciadas com 15 mil reais. E as oito instituições do Grupo terão disponíveis 10 mil para cada uma.
Texto: Ascom- Secult

Paraense é do Peixe até 2013

Três anos nas categorias de base do Santos (SP) foram o suficiente para o meia paraense Paulo Henrique, de 18 anos, chegar à equipe principal do Peixe, comandada pelo técnico Emerson Leão. Anteontem, o jogador nascido em Ananindeua assinou contrato de cinco anos com a equipe paulista em reunião na Vila Belmiro, da qual participaram o atleta, sua mãe, Dona Creuza, seu procurador, Edinho, e o gerente de planejamento, projetos e negócios do Peixe, Dagoberto Fernando dos Santos, entre outros representantes do clube. O contrato válido até 2013 é encarado pelo jovem como o reconhecimento do trabalho que vem realizando no alvinegro praiano desde 2005, quando foi levado ao Santos por Giovane, paraense que brilhou no Peixe também como meio-campista. “ Entendo esses cinco anos de contrato como fruto da minha dedicação ao futebol e como o reconhecimento do próprio Santos do investimento que fez em mim”, diz o jogador de estilo clássico. Paulo Henrique falou ontem mesmo com o técnico Emerson Leão, que deu carta branca para sua integração ao time principal santista. “O Leão disse que eu já posso começar a treinar com os profissionais nessa manhã. Vou disposto a me dedicar mais e continuar desenvolvendo o meu futebol”, promete Paulo Henrique, que, na posição de meia, divide espaço com Rodrigo Tabata e Vitor Junior, com 27 e 21 anos, respectivamente. Paulo Henrique já figura no elenco santista do site do Peixe na internet e deixa um recado para os que sonham em se tornar jogadores profissionais. “Hoje estou realizando um grande sonho, mas não significa que devo me acomodar”. Paulo Henrique começa a treinar com time profissional do Santos (SP) nesta manhã, não devendo ainda jogar pela equipe na partida de hoje, contra o Juventus (SP), em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista, no qual o Peixe ocupa a 17ª colocação. EMOÇÃO - Dona Maria Creuza, mãe de Paulo Henrique, recebeu com naturalidade a promoção do filho ao profissional do Santos (SP) e o alargamento do vínculo de seu filho com o clube em mais cinco anos. Para ela, Paulo Henrique foi recompensado pela dedicação ao trabalho, em que o jogador emprega quase 10h do seu dia. Mas a mãe de Paulo Henrique não esconde a emoção de ver os objetivos de seu filho sendo alcançados a cada dia. “ Estamos felizes porque vencemos mais uma etapa de uma grande luta”, confessa a genitora do atleta que já está sendo chamado pela imprensa do Sudeste de “sucessor de Geovani”.
Fonte: Radio Clube do Pará

DETRAN Suspende Auto Escola Líder de Itaituba

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará publicou, na edição de ontem do Diário Oficial, a suspenção de três Centro Formação de Condutores do interior do Estado e um de Belém.Entre os CFCs suspensos aparece o Líder de Itaituba.Além dele, o Altamira, da cidade que levo o nome, Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, de Cametá e o Mendes da capital do Estado também estão na lista.As quatro auto-escolas têm prazo de 30 dias para regularizar a documentação necessária à renovação anual, conforme determinação da procuradoria jurídica do órgão.O não cumprimento da medida, implicará o cancelamento do Registro das instituições.
Darte Vasques