sábado, 1 de março de 2008

Prêmios das crianças do mundo

Na próxima sexta-feira, 29, acontece em Santarém, o lançamento da versão 2008 do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança - WCPRC. O evento será realizado na Casa da Cultura com a participação da coordenadora nacional do prêmio, Christiane Sampaio. Durante o lançamento, haverá momento de orientação a diretores de escolas e técnicos pedagógicos de como fazer a implantação do prêmio. A exemplo do que acontece na Rede Municipal de Ensino, alunos da Rede Estadual também participam do processo da votação mundial.
O WCPRC é um projeto de comunicação mundial destinado ao público infanto-juvenil, na faixa etária entre 10 e 17 anos. A partir deste ano, o projeto está implantado em 87 países, reunindo 35 mil escolas e 16 milhões de estudantes.
Uma das ações do projeto é a votação mundial que apresenta aos alunos três experiências de defesa dos direitos da criança, desenvolvidas em lugares diferentes do mundo. Essas experiências são apresentadas às crianças e adolescentes que têm o direito de votar em uma delas. A vencedora é premiada numa cerimônia especial que acontece no mês de abril na Suécia.
As candidatas ao Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança (WCPRC) 2008 são Josefina Condori, do Peru, Agnes Stevens, dos EUA, e Somaly Mam, do Camboja, que atuam, respectivamente, em projetos contra o serviço doméstico, crianças sem teto e a exploração sexual de meninas.
A Secretaria Municipal de Educação apóia a iniciativa e motiva todas as escolas da Rede para a participação no processo. A votação nas escolas está marcada para a última semana do mês de março.
O Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança é desenvolvido em Santarém desde 2004. Chegou ao município através do Projeto Rádio pela Educação, indicado pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, para dar apoio à mobilização na região.

Nenhum comentário: