sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cresce o número de franquias no Brasil

possibilidade de abrir um negócio próprio atrai um número cada vez maior de interessados no mercado de franquias.
O setor cresceu mais do que o dobro da economia brasileira só no ano passado e serve de incentivo para quem quer se aventurar pelo mundo empresarial.
A Associação Brasileira de Franchising ainda não fechou os dados do ano passado, mas calcula que o faturamento das franquias cresceu 15%. O número de empresas, 12%. São abertas dez novas franquias por dia no Brasil.
Apesar disso, é preciso ficar atento aos prós e contras desse modelo empresarial: não há garantia de sucesso.
Compromissos - O capital inicial quase sempre é alto. Em média, o custo para abrir uma franquia hoje é de R$ 154 mil.
Outra exigência é ter tudo padronizado. A pessoa é obrigada a obedecer regras e normas criadas pela marca e não pode dar o seu jeitinho pessoal. “Pessoas que desejam um excesso de liberdade, que são afeitas a não seguir padrões, tendem a não se dar muito bem”, alerta o consultor Marcus Rizzo.
Quem procura uma franquia geralmente não tem experiência como empresário, por isso é melhor fazer uma análise detalhada antes de se aventurar.
Há marcas que exigem um estoque mínimo. Também é preciso ficar atento a outros custos.
“O fato mais impactante, para a abertura de um negócio independente, eu tenho um custo Brasil. Para franquia, tenho custo Brasil mais o custo da franquia. Esse custo franquia inclui adquirir uma marca já reconhecida, taxas de propaganda mensalmente e até royalties sobre venda”, explica o consultor do Sebrae Wlamir Bello.
90% das franquias que atuam por aqui são brasileiras. Metade delas já opera no exterior.
Fonte: G1

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