quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mototáxi será tabelado


O serviço de mototá­xi, em Santarém, será tabelado a partir do mês de fevereiro. A informação é da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT). O órgão está elaborando uma planilha referente aos preços que os mototaxistas vão ter de utilizar nos percursos dentro da cidade. 'Até o momento existem três modelos que serão apresentados a Prefeita Maria do Carmo na segunda semana de fevereiro', informou Elizeu Ramos, presidente da Comissão de Licitação da SMT.
A previsão para que esta tabela passe a vigorar é o final do mês de fevereiro. O objetivo do uso da tabela é dá um valor para cada percurso feito pelo passageiro durante a utilização do serviço. A Secretaria leva em conta as muitas reclamações que partiram dos usuá­rios quanto à variação dos valores cobrados pelos motociclistas. A cobrança varia de dois a três reais para o mesmo percurso. 'A vantagem do uso da planilha será tanto para o mototá­xi, quanto para o usuá­rio', declarou Elizeu.
Atualmente existem cerca de 450 mototaxistas legalizados em Santarém. Um transporte alternativo que vem crescendo nos municí­pios do país, por se tratar de um meio mais rá­pido, pois a moto possibilita desvios e chega antes de um ônibus, por exemplo.
A proposta de tabelar as corridas agradou alguns mototaxistas. O senhor Cí­cero, 43 anos, disse está contente com a proposta da criação de uma tabela. Para ele, facilitará o trabalho e evitará discordância com o passageiro, que em alguns casos ao chegar ao local, às vezes, muito distante, não quer pagar um valor cobrado que seja acima de dois reais. 'Sendo o percurso muito longo, torna-se um prejuí­zo', argumentou.
Enquanto alguns mototaxistas comemoram a chegada da tabela, alguns usuá­rios discordam da iniciativa, que para a universitá­ria Ângela Lourenço, 24 anos, é abusiva. 'Pois deveria ser padrão para qualquer local da cidade', reclama a estudante, acrescentando que mora no bairro Nova Repú­blica e usa o serviço para ir a Faculdade.
Ao finalizar, a SMT diz que a iniciativa para usar uma tabela de preços é somente para facilitar e melhorar o serviço para a população. 'A permanência ou não dela (tabela) ainda não é definitivo', alerta.
A SMT também vai enviar à Câ­mara de Vereadores um projeto de Lei que aumenta de 450 para 500 o nú­mero de mototaxistas em Santarém, além da volta do motorista auxiliar que havia sido abolido pelos pró­prios vereadores.
CURSO
Considerando o caos em que se encontra o trânsito de Santarém, com acidentes diá­rios principalmente envolvendo motociclistas, a Secretaria Municipal de Transporte irá promover um curso direcionado a todos os motociclistas locais, evento definido para depois do carnaval, com duração de 48 horas. As inscrições já estão abertas na sede da SMT até dia 31 de janeiro.

Fonte: Agência Amazônia

Nenhum comentário: