segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Gravadoras negam acordo com site de músicas grá

Três grandes gravadoras negaram ter firmado acordo com o serviço de música online Qtrax. A empresa americana anunciou neste domingo (27) uma parceria com EMI, Sony BMG, Universal e Warner Music que possibilitaria aos usuários baixar de graça mais de 25 milhões de canções pela internet. Segundo nota publicada nesta segunda (28) no site da rede “BBC”, as gravadoras Warner, EMI e Universal dizem não ter permitido o uso de suas músicas. A Qtrax alega que havia chegado a um acordo com as gravadoras, mas que ainda não tinha sido firmado formalmente.
Como parte do acordo, artistas e gravadoras seriam pagos conforme o número de acessos às suas músicas e ainda receberiam uma fatia do valor arrecadado com os anúncios publicitários feitos na página da Qtrax.
A Warner, no entanto, diz que “não autorizou o uso de seu conteúdo no serviço anunciado pela empresa”. A Universal e a EMI afirmaram que as negociações ainda estão em andamento, mas que nenhum acordo de licenciamento havia sido firmado.
Para acessar as músicas, o usuário terá de ir ao site da Qtrax e baixar um software específico. As faixas virão com um dispositivo antipirataria DRM (Digital Rights Management), que permitirá às gravadoras checar quantas vezes suas músicas foram baixadas e tocadas.
O dispositivo, no entanto, incapacitaria a reprodução das faixas em iPods e computadores da Apple, mas a Qtrax assegura que os usuários poderão ouvir suas músicas até o dia 15 de abril. “A Apple não tem nada com isso”, acrescentou o presidente da empresa, Allan Klepfisz.
Fonte: G1

Nenhum comentário: