quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Faltam vacinas em regiões onde existe a febre amarela

O Ministério da Saúde orienta os estados a priorizar a vacinação nas regiões de fronteira e onde existe a febre amarela . É o caso de regiões de matas e rios dos estados do Norte e Centro-Oeste, Maranhão, Sudoeste do Piauí, Oeste e extremo Sul da Bahia, Minas Gerais, Oeste de São Paulo e Norte do Espírito Santo, Oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Porém, faltam vacinas em muitos desses locais.
Em Araguari, interior de Minas Gerais, a população enfrenta fila para tomar a vacina contra a doença, mas a quantidade de doses é insuficiente. Uma das atendentes do posto de saúde confirma que a procura tem sido três vezes maior do que o número de vacinas.
Para controlar o movimento é preciso distribuir senhas. Quando o estoque de vacina acaba, quem aguarda atendimento não se conforma.
Em Estrela do Sul (MG), cidade vizinha, a situação se repete. A falta de vacinas também atinge cidades no interior do Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso.
Sem vacina, a determinação do governo de imunizar as pessoas que moram em áreas de risco e as que vão viajar para esses locais não está sendo cumprida.
O Ministério da Saúde informou que nesta quinta-feira (31) estão sendo encaminhados novos lotes da vacina para todos os estados. A Secretaria de Saúde de Mato Grosso disse que vai mandar vacinas para a cidade de Sinop na sexta-feira (1º). Os estados de Santa Catarina e Minas Gerais disseram que a situação deve se normalizar também a partir de sexta-feira
Fonte: G1

Nenhum comentário: